OrganicsNet nas redes sociais:


 

Meio Ambiente

Cimeira dos alimentos abordará redução da pegada de carbono

05/05/2011

Os impactos de carbono e a utilzação de ingredientes sustentáveis são os temas focais da quarta edição do Congresso de alimentos que terá lugar em Amsterdam de 23 a 24 de junho de 2011. Ao concentrar-se em duas das principais questões de sustentabilidade na indústria de alimentos, o evento visa compartilhar as melhores práticas da indústria e incentivar iniciativas de sustentabilidade.

A nova edição aborda a forma como as empresas de alimentos e ingredientes podem criar impactos ambientais positivos e sociais, e será o tema a ser abordado pelo professor Dr. Michael Braungart, co-fundador da Cradle-to-Cradle (C2C). O projeto C2C tem sido muito elogiado pela sua abordagem incentivando que os nutrientes sejam reciclados ou reutilizados quando os produtos chegam ao fim do seu ciclo de vida.

Trabalhos que abrangem novas abordagens da sustentabilidade, parcerias comerciais éticas, medidas de sustentabilidade e embalagens ecológicas, serão apresentados. A crescente importância da segurança alimentar serão cobertos pelo Dr. Ulrich Hoffmann, na Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) que vai olhar o papel da agricultura sustentável para atender às necessidades de uma população mundial projetada para exceder os 9.000 milhões em 2050.

Também na sessão de abertura, serão apresentados os detalhes das normas da recém-lançada pegada global da água pela diretora executiva da Água Footprint Network, Ruth Mathews. Para atender a crescente preocupação com a escassez de água e de estresse hídrico, a nova norma permite que países, empresas e indivíduos avaliem a sua pegada de água.

Embora as alterações climáticas é uma prioridade na agenda internacional, poucos produtores de alimentos e bebidas parecem estar dispostos a dar passos rumo a uma economia de baixo carbono. O Worldwatch Institute apresentará seu Relatório Mundial de 2011 com exemplos internacionais de inovações na agricultura sustentável e sistemas de alimentos, destacando sua importância no combate às mudanças climáticas.

Exemplos de pecuária sustentável serão apresentados pela Wageningen University, o varejista suiço Migros, seus programas de sustentabilidade e combate às mudanças climáticas e uma importante empresa de alimentos, os programas e desafios associados a tornar-se uma empresa neutra em carbono.

Como a comercialização e distribuição desempenham um papel decisivo no sucesso dos produtos alimentares sustentáveis, a Trilobes discutirá o papel da distribuição e logística na redução dos impactos ambientais, o varejista, Royal Ahold, irá compartilhar os desafios no cumprimento do triple bottom line e a Unilever, as dificuldades na criação de cadeias de suprimento sustentável de ingredientes.

A Cimeira é organizada pelo Organic Monitor, o objetivo de discutir e debater os principais problemas da indústria de alimentos enfrenta em matéria de sustentabilidade e respeito aos rótulos ecológicos, orgânicos, de comércio justo, etc.

fonte: Sustainable Foods Summit

 

Tags:
,

 

 

Deixe seu comentário!

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.