OrganicsNet nas redes sociais:


 

Eventos

OrganicsNet participa 7º Fórum Brasileiro de Agricultura Orgânica

26/07/2011

Sylvia Wachsner, coordenadora do OrganicsNet, falou sobre as oportunidade e desafios presentes na atividade orgânica brasileira.

O segundo dia do 7º Fórum Brasileiro de Agricultura Orgânica e Sustentável começou antes mesmo da abertura dos portões da Bio Brazil Fair para o público.

A coordenadora do OrganicsNet, da Sociedade Nacional de Agricultura, a entidade agrícola mais antiga do País, apresentou um panorama da produção agrícola em países vizinhos, caso do Peru, por exemplo, maior exportador mundial de café, banana e cacau orgânicos – posto que, segundo ela, deve ser almejado pelo Brasil.

Sylvia lamento a falta de estatísticas confiáveis sobre o setor no País. O último Censo Agrícola do IBGE data de 2006 – antes, portanto, da regulamentação do setor – dá conta que apenas 1,8% dos estabelecimentos agrícolas eram orgânicos.

Um dado concreto é o do número de produtores orgânicos cadastrados no Ministério da Agricultura: 13,2 mil até o momento. A executiva destacou a importância do atual marco regulatório brasileiro, que passou a vigorar em janeiro deste ano.

A partir dele, os produtos orgânicos passaram a estampar obrigatoriamente um selo de autenticidade. Este selo é dado por uma das quatro certificadoras cadastradas pelo governo, pelas três Sociedades Participativas de Garantia (SPG) ou por meio de auditoria. Outro método é o controle social, exercido por meio da confiança entre produtor e consumidor numa relação de venda direta.

Por fim, Sylvia falou sobre o Organics Net, projeto da Sociedade Nacional de Agricultura, criado em 2006 com recursos do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, com objetivo de unir produtores orgânicos e prover maior acesso ao mercado, divulgar as marcas e participar de eventos, entre outros.

Este último caso é comprovado pela participação da Organics Net na Bio Brazil Fair num estande coletivo com exposição de produtos e marcas dos participantes da rede.

Veja apresentação realizada: SNA OrganisNet BioBrazil oport e desafios

fonte: Bio Brazil Fair


Fonte: Primeira Página

 

Tags:
, , ,

 

 

Deixe seu comentário!

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.