OrganicsNet nas redes sociais:


 

Mercado

Copa Orgânica e Sustentável a ser lançada em 2012

13/12/2011

A coordenadora do Centro de Inteligência em orgânicos parceria da SNA com o Sebrae participou do lançamento da campanha Copa Orgânica e Sustentável, dia 8 de dezembro de 2011, no Quintal dos Orgânicos em São Paulo, numa reunião com representantes  dos setores orgânico e sustentável. Uma associação nacional será criada para implementar um plano de trabalho.

O evento foi promovido pelo Núcleo Temático Copa Orgânica e Sustentável, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) , pelo Planeta Orgânico e pelo IPD, que fazem parte deste Núcleo Temático.

O diretor do Departamento de Renda e Agregação de Valor da Secretaria da Agricultura Familiar do MDA, Arnoldo de Campos apresentou a proposta da Campanha Copa Orgânica e Sustentável, que  tem por objetivo articular os diversos segmentos de alimentos e bebidas, comércio justo e solidário, indicação geográfica. serviços turísticos, cosméticos e artesanato, para qualificar a oferta, ampliar a produção e o consumo consciente dos produtos com o selo da agricultura familiar, da sociobiodiversidade.

Após a execução de um vídeo sobre a Campanha Copa Organica e Sustentável, Maria Beatriz Martins Costa, diretora do Planeta Orgânico, disse que “a Copa Orgânica e Sustentável será um catalizador para o desenvolvimento de um círculo virtuoso, criando oferta e demanda sustentadas. Através de seminários e ações estratégicas nas cidades sede, será promovida a aproximação da produtores com hotéis, pousadas e restaurantes, antes, durante e depois da Copa 2014″

O diretor do Departamento de Renda e Agregação de Valor da Secretaria da Agricultura Familiar do MDA, Arnoldo de Campos, declarou que “a campanha vem se somar a outra iniciativa do Ministério, em que o programa Talentos do Brasil vai lançar coleções de moda feitas exclusivamente por artesãs da agricultura familiar para a Copa do Mundo da Fifa”

Segundo Claudio Langone, coordenador da Câmara Temática Nacional de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Copa 2014 (CTMAS), vinculada ao Ministério do Esporte, “é importante que a população e os turistas, nacionais e estrangeiros, percebam esta oferta diferenciada e qualificada, associando a imagem do país ao consumo consciente.”

Ming Liu, coordenador executivo do Projeto Organics Brasil do Instituto de Promoção do Desenvolvimento (IPD), acha que o Brasil deve ganhar com esta iniciativa que leva à formalização dos setores envolvidos. “Observando o que aconteceu na Europa e nos Estados Unidos, onde houve a regulamentação e o nível de investimento cresceu, esperamos que aqui ocorra o mesmo comportamento de crescimento”.

Rogério Dias, coordenador de Agroecologia do Ministerio de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente ressaltou a importância da Semana dos Orgânicos como formadora de opinião, lembrando que em 2012 e 2014 a Semana dos Orgânicos acontecerá em datas próximas a Rio+20 e Copa 2014.

Empresas com forte presença no setor orgânico como o Pão de Açúcar, Native e Mãe Terra apoiaram a proposta para a campanha Copa Orgânica e Sustentável.

O presidente da ABIS ( Associação Brasileira de Indústria de Sorvetes) Eduardo Weisberg, também esteve presente neste jantar e manifestou seu apoio a iniciativa:

” Foi muito bom fazer parte do lançamento do Projeto Copa Orgânica e Sustentável. Percebo que o Governo está no caminho certo com a criação de uma Associação multidisciplinar que conduza a organização e as ações da Copa Orgânica e Sustentável. O Brasil é um país ímpar e tenho certeza que organizados, realizaremos um evento que deixará marcas positivas para o mundo. Sou um entusiasta e já me considero um parceiro nesta empreitada.Parabéns ao Governo Federal, ao IPD Orgânicos e ao Planeta Orgânico por esta iniciativa brilhante.”

Veja a materia completa: fonte: Planeta Orgânico

 

Tags:
, , , , , , ,

 

 

Deixe seu comentário!

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.