OrganicsNet nas redes sociais:


 

Técnicas

Estufas previnem perda nas hortaliças

24/01/2012

Estufas previnem perda nas hortaliças em Bandeirantes

Disponibilizadas com um custo acessível – através do projeto PAIS (Produção Agroecológica Integrado Sustentável), estufas estão sendo fornecidas aos produtores rurais de Bandeirantes (MS) assistidos pelo projeto estufas para a produção de orgânicos.

Em Bandeirantes foram beneficiados quatro produtores de dois assentamentos: Leão Leal e Antônio Maiano, do assentamento Vida Nova; José Martins e Tadeu, do assentamento Roda Viva.

Com o auxílio de técnicos da Agraer, as estufas estão sendo montadas neste mês com o objetivo de minimizar as perdas causadas por fatores climáticos, como a ação das chuvas e dos raios solares na produção.

Segundo informações do secretário de agricultura, Antônio Fortunato, essa técnica surge trazendo importantes vantagens, contornando o problema da sazonalidade das hortaliças e permitindo ao produtor produzir com qualidade, em qualquer época, obtendo melhor remuneração na atividade. “Aliando essa técnica ao cultivo orgânico, as hortaliças produzidas em estufas apresentam ótima qualidade”, comentou Fortunato.

Segundo especialistas, os orgânicos são fundamentados, principalmente, no cultivo que visa o potencial produtivo do solo associado ao clima da propriedade, o que indica as culturas e variedades com maior aptidão, embora nem sempre de maior interesse econômico ao mercado local. Dessa forma, o mercado de alimentos orgânicos se caracteriza por oferecer produtos regionais e sazonais, ou seja, da época.

“Os produtores beneficiados produzem em suas hortas, produtos que são comercializados na Feira do Produtor Rural montada na cidade, que a partir do dia 11 terá endereço próprio, que será na Praça Germiniano Ribeiro. Todos os sábados estará disponível a feira com produtos fresquinhos, não só dos produtores beneficiados com a estufa, mas também pelos outros produtores que são cadastrados no projeto PAIS”, informa o secretário de Agricultura, Antônio Fortunato, enfatizando ainda que também é fornecido produtos para a merenda escolar através de contrato com a prefeitura e, além da Feira do Produtor, também será fornecido produtos para a CONAB – Companhia Nacional de Abastecimento.

Fonte.: MS Notícias

 

Tags:
, , , , , ,

 

 

Deixe seu comentário!

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.