OrganicsNet nas redes sociais:


 

Técnicas

Ceará: Estimula a conversão orgânica

11/04/2012

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, através do Departamento de Agricultura da SEMASP – Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos –, está prestando assistência técnica aos agricultores familiares quando busca incentivar para que convertam o plantio em suas terras para a produção orgânica, também chamada de agroecológica.

Técnicos da SEMASP explicam que a agricultura orgânica caracteriza-se pela não utilização de insumos químicos evitando a contaminação do meio ambiente e principalmente oferecendo uma alimentação efetivamente saudável contribuindo para a melhor qualidade de vida para os produtores e para quem consome. O Secretário de Meio Ambiente, Eduardo Pontes, informa que “o plantio orgânico gera também autonomia e sustentabilidade para o pequeno produtor rural”.

Nesse sentido, dentre as atividades desenvolvidas pelo Departamento de Agricultura do Município está uma série de intercâmbios técnicos entre os agricultores atendidos. O primeiro foi realizado no Sítio Jurema na propriedade da Senhora Maria Ferreira Gonçalves, mais conhecida como “Dona Bia” quando foram transmitidas informações sobre a produção orgânica de hortaliças.

O gerente de Apoio a Agricultura Familiar da SEMASP, Cícero Gerciano Andrade de Sousa, informa que há outros projetos onde se pratica a agricultura sustentável como o Banco de Sementes que vem sendo orientado pela equipe técnica para armazenamento das sementes crioulas que são adaptadas aos ambientes locais, portanto mais resistentes, e menos dependentes de insumos. Gerciano acrescenta que “a Prefeitura de Juazeiro também oferta assessoria técnica na elaboração de projetos voltados ao fortalecimento da agricultura familiar como o Projeto São José, FECOP e PRONAF”.

A feira de produtos orgânicos de Juazeiro do Norte, que acontece toda sexta-feira na Praça José Geraldo da Cruz (Praça das Cacimbas) vem recebendo total apoio do Departamento de Agricultura, desde a produção até a comercialização, com presença constante dos técnicos durante a realização prestando informações e esclarecendo dúvidas dos clientes.

SEMASP – Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos –

Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte

 

Tags:
, , , ,

 

 

Deixe seu comentário!

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.