OrganicsNet nas redes sociais:


 

Login Cadastre-se!

Gastronomia

Feira orgânica do Jardim Botânico/RJ

02/04/2012


Os Ecochefs Maniva têm mais uma linha de atuação: vender tapioca, entre outros produtos, na feira orgânica do Jardim Botânico que acontece, todos os sábados, na Praça da Igreja São José, na Lagoa. Afinal, ninguém melhor do que um cozinheiro para apresentar alimentos saudáveis, especialmente se tratando deste seleto grupo que trabalha com projetos educacionais em benefício da identidade culinária brasileira, por meio do Instituto Maniva. Para a fundadora Teresa Corção, este projeto é fundamental para promover o difícil encontro das duas pontas da cadeia produtiva do alimento. “Nossa ação tem dois lados: a venda ao consumidor e o aprofundamento nas relações com os produtores. Além disso, ajudamos os agricultores orgânicos a promoverem seus incríveis alimentos”, afirma Teresa.

Além de Teresa, o grupo Ecochefs Maniva é composto por nomes de peso como Margarida Nogueira, Claude Troisgros, Ana Salles, Ciça Roxo, Thomas Troisgros, Flávia Quaresma, Joca Mesquita, Leonardo Araújo, Kátia Barbosa, Bia Lopes, Ana Ribeiro, Frederic de Mayer, Ana Carolina Portella, Ana Pedrosa, Claudio Lourenço, Jan Santos, Marcelo Scofano, Víctor Brandi e Osvaldo Gorski. Todos ligados pela promoção do verdadeiro alimento brasileiro, bem como no auxílio aos produtores.

“O que nos une não é nem a origem, nem o prestígio, nem a experiência, nem a idade. Nosso grupo trabalha para promover o autêntico alimento brasileiro, ajudando as pessoas que os produzem”, explica Teresa Corção. Quem for à feira pode se surpreender: experimentar uma tapioca de massa de beterraba e grãos germinados, com recheio de queijo cabra, azeite e.v. e poivre rose, preparada por um chef como o Claude Troisgros, por exemplo. Afinal, todos os sábados, pelo menos dois representantes do grupo estão de plantão por lá. O resultado das vendas é revertido para os projetos promovidos pela instituição.

O Instituto Maniva desenvolve projetos nas áreas de cultura, educação e agricultura. Utilizando a gastronomia como instrumento de transformação social. A organização iniciou suas atividades com as Oficinas de Tapioca em 2002, ensinando a mais de 3200 crianças sobre as origens da mandioca e sua importância para o Brasil. Hoje os Ecochefs Maniva, diretores do Instituto Maniva, atuam como consultores junto às comunidades de agricultores familiares promovendo o fluxo desses alimentos aos restaurantes.

Feira orgânica do Jardim Botânico/RJ

Serviço: Feira Orgânica do Jardim Botânico
Dia: Aos sábados
Horário: das 8h às 13h
Endereço: Praça da Igreja São José da Lagoa

Fonte: Instituto Maniva

 

Tags:
, , , , , , , ,

 

 

Deixe seu comentário!

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.