OrganicsNet nas redes sociais:


 

Pesquisa

Feiras de produtos orgânicos no Brasil

03/05/2012

O Instituto de Defesa do Consumidor fez uma pesquisa pela internet com 600 pessoas de todo o Brasil.A pergunta feita pelo Idec: O que impede você de consumir produtos orgânicos?
Dos internautas que participaram da enquete-a grande maioria- 74 % responderam que consumiriam mais orgânicos ,se os produtos fossem mais baratos.E 20% disseram que consumiriam, se houvesse perto de casa uma feira especializada.
A feira de produtos orgânicos do parque da Água Branca, na zona oeste é a primeira e mais tradicional de São Paulo.Mas a maior cidade brasileira não serve de exemplo no que diz respeito à oferta. O idec em parceria com outras entidades,além de ouvir os consumidores,mapeou os pontos de venda de orgânicos em vinte e sete capitais. encontrou feiras especializadas em vinte e duas.
Brasília foi a capital campeã com 18 feiras orgânicas, seguida de recife com dezessete. Rio de Janeiro aparece em terceiro lugar com 15 feiras, Curitiba tem 14 feiras e São Paulo aparece só em quinto lugar com apenas 8feiras orgânicas. O resultado não surpreendeu Marcio stanziani da Associação de agricultura orgânica.
Entrevista com Márcio Stanziani-secretário executivo da Associação de Agricultura Orgânica-SP:
“Estamos com um trabalho junto à prefeitura de São Paulo de poder abrir outros espaços em parques e praças da cidade para poder disseminar mais e não ter que as pessoas se deslocarem da zona leste e vir aqui na zona oeste.”
Para a pesquisadora do Idec Adriana Charoux , o preço ainda mais alto e a pequena oferta são resultados de falta de política pública de abastecimento que incentive a produção e o consumo dos orgânicos.
Entrevista Adriana Charoux- pesquisadora Idec:
“É preciso garantir e ter políticas que de fato ampliem o acesso a alimentação saudável de qualquer pessoa e não necessariamente para aquelas que podem pagar mais.O propósito dessa pesquisa foi de fato trazer informação,serviço.
Durante a pesquisa não foi encontrada nenhuma feira orgânica em cinco capitais: Macapá, Palmas , São Luís, Boa Vista e até em Cuiabá considerada o centro da produção convencional de alimentos :
Entrevista com Adriana Charoux-Pesquisadora Idec:
“Não haver nenhuma feira orgânica mostra que o centro de agrobusiness de fato não dá espaço, faz uma pressão muito forte e dificulta o acesso aos consumidores que querem se alimentar de uma forma mais saudável.”
Para ter acesso ao mapa das feiras orgânicas nas capitais brasileiras e mais informações sobre a pesquisa,entre no site do Idec: www.idec.org.br

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ASSISTA A MATÉRIA NA ÍNTEGRA


Fonte:TvCultura

 

Tags:
, , , ,

 

 

Deixe seu comentário!

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.