OrganicsNet nas redes sociais:


 

Pesquisa

Fixadores biológicos de nitrogênio

14/05/2012

O estudo “Apenas diga N20: do fertilizante fabricado ao fixador biológico de nitrogênio”, realizado pela Associação Solo, chama atenção para a necessidade do cultivo agrícola tonar-se independente do fertilizante nitrogenado, por meio da utilização de leguminosas fixadoras de nitrogênio.

Novos indícios demonstram que os sistemas que usam esse tipo de nitrogênio, obtidos por intermédio das leguminosas, apresentam comportamento diferente no que se refere a retenção e perda de nitrogênio. Além disso, essa transformação ajudaria a atenuar os impactos das mudanças climáticas na agricultura.

Nitrogênio demais prejudica o meio ambiente e a economia, diz pesquisa realizada por 200 cientistas que investiga as mudanças provocadas por humanos no ciclo de nitrogênio nos últimos 100 anos. Nesse período o abastecimento de nitrogênio reativo no meio ambiente dobrou; a maior parte desse nitrogênio tem como origem a indústria de fabricação de fertilizantes para a agricultura.

Evidências científicas revelam que o baixo uso de insumos de nitrogênio em fazendas orgânicas auxiliam na diminuição das emissões de N20. A Associação Solo está alertando o governo para a urgência em reduzir a dependência do nitrogênio fabricado na indústria e promover a sua utilização de forma eficiente.

Fonte: Organic-Market.info

 

Tags:
, , , ,

 

 

Deixe seu comentário!

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.