OrganicsNet nas redes sociais:


 

Login Cadastre-se!

Gastronomia

Orgânicos em Istambul

05/06/2012

Istambul, uma enorme cidade Turca de 15 milhões de habitantes, possui um oásis verde, local de relaxamento no qual desfruta-se de comidas saudáveis, imerso em uma agradável área verde. Zencefil, restaurante fundado em 1993, defende o Slow Food (alimentação baseada em alimentos não industrializados). Situado entre 4 casas históricas, o restaurante tem um jardim de inverno, jardim cultivado, espaço de 60 lugares (dentro do restaurante) e 26 fora dele. A diretora Hande Solakoglu valoriza a culinária saudável que utiliza ingredientes provenientes de pequenos agricultores da região. Segundo ela 20% da comida produzida é orgânica. “Geralmente eu compro tudo que os pequenos produtores têm pra vender, qualquer coisa, se não der para usarmos os produtos frescos, nós os preservamos para o inverno. No ano passado, por exemplo, nós engarrafamos 2.000 kg de tomate para fazer molho, e 40 kg de manjericão para fazer pesto (molho italiano)”.

Apesar de usarmos carne em poucos dos nossos pratos, valorizamos a saúde consciente, consumidores vegan, declara Hande. A dona do restaurante, Ferda Erdinc, que divide a direção deste com Hande, declara que gosta de mudar o menu constantemente. A exemplo disso, ela criou variedades de soverte com baixo teor de açúcar (abóbora, gengibre, romã, rosa e tília ou chá verde). Suas idéias criativas rederam-na uma menção em uma série de livros guia e alguns prêmios, como resultado, de 40 à 60% das pessoas que visitam o restaurante dela, hoje em dia, são turistas.

Balya Organik é uma combinação de uma clássica loja de comida integral e um café, abaixo da loja que foi aberta em 2011, tem uma cozinha na qual lanches e refeições são preparadas. São oferecidos café com leite, sanduíche de queijo, bolo de maçã, brownie, entre outros. Além disso, há também a opção pelo soverte orgânico, o qual conta com vários sabores.

Em torno de 90% dos produtos são oriundos da agricultura orgânica, comprados em sua maioria em feiras semanais de venda de orgânicos. Não há nenhum atacadista que forneça tudo que eles precisam, sendo assim, eles têm de encomendar produtos diretamente do fabricante, com 150 marcas de orgânicos em sua lista de produtos, vindos de cerca de 40 fontes ou comprados em mercados de orgânicos.

O Bistro-Café Kahwe6 é um oásis verde, com área dedicada a um jardim, capacidade para 20 pessoas alocadas em um pátio e mais 20 na parte interna do café. Alguns ingredientes vêm da agricultura orgânica e são preparados, ainda frescos, na frente dos clientes.

Fonte: Organic-Market.Info

 

Tags:
, , , , , ,

 

 

Deixe seu comentário!

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.