OrganicsNet nas redes sociais:


 

Certificação

Tecpar com novas perspectivas de negócios

02/07/2012


Da esquerda para a direita: Arthur de Souza, Sylvia Wachsner, Danilo Grapiuna e Maria Chan

A conferência da ONU sobre desenvolvimento sustentável Rio+20, que reuniu até o último final de semana no Rio de Janeiro mais de 45 mil pessoas, uma centena de chefes de Estado e de Governo, cerca de 12 mil delegados de 188 países e 4.075 jornalistas credenciados, teve a participação do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).

Dos 500 eventos oficiais e cerca de 3 mil paralelos da conferência, o Tecpar, por meio de sua unidade certificadora, Tecpar Cert, foi convidado para participar de dois eventos específicos. Um deles chamado “Green Rio: a plataforma de negócios de produtos orgânicos e sustentáveis durante a Rio+20”, ocorreu  na Bolsa de Valores do Rio, nos dias 19 e 20 de junho.

O evento organizado pela empresa Planeta Orgânico com participação da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA) atraiu produtores, certificadores e representantes de governo e do mercado de vários países para discutir oportunidades de crescimento da produção de alimentos orgânicos como mecanismo para o desenvolvimento sustentável.

De acordo com um dos representantes do Tecpar Cert no evento, o engenheiro agrônomo Danilo Grapiuna foram sugeridas ações governamentais e investimentos privados de estímulo ao avanço dos orgânicos entre os pequenos produtores, e ainda, o aproveitamento da Copa do Mundo para divulgar este mercado.

“Falou-se muito na “Copa Orgânica”, ou seja, aproveitar a visibilidade internacional da Copa do Mundo de 2014 no Brasil para inserir os produtos orgânicos na alimentação das delegações de forma a divulgar e estimular toda a cadeia produtiva nacional de orgânicos”, disse Grapiuna, destacando que além das discussões sobre tendências, também foram estabelecidos contatos comerciais com  empresários e interessados em levar a marca Tecpar Cert para os seus estados de origem.

O outro evento em que o Tecpar Cert participou foi a Amostra Sebraetec realizado do dia 20 a 24 de junho na Cúpula dos Povos, no Aterro do Flamengo, pelo Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O Tecpar foi um dos 24 escolhidos entre as 450 instituições parceiras do  Sebrae para expor alguns de seus casos de sucesso na Mostra Sebraetec. Segundo o  gestor de negócios do Tecpar Arthur de Souza, o evento abriu novas perspectivas para o instituto. “Conversamos com vários empresários, com outros expositores da Mostra e a perspectiva é de ampliarmos a parceria com unidades do Sebrae de outros estados e também com o Sebrae Nacional”, disse Souza.

Segundo ele, o Tecpar apresentou uma série de trabalhos já realizados no mercado nacional em  diversas áreas da certificação. A exposição dos cases na Amostra foi feita de forma eletrônica evitando o passivo ambiental gerado com propagandas impressas. Todo conteúdo estava disponível em um totem, onde os visitantes passavam a credencial do evento e as informações eram enviadas diretamente para o e-mail da pessoa. “Nos deu muita visibilidade e abriu perspectiva de novos contratos em mercados como o da construção civil, da produção orgânica, em sistemas de gestão e também em boas práticas de fabricação”, completou Souza.

Sebraetec – O Programa Sebraetec – Serviços em Inovação e Tecnologia é um instrumento do Sistema Sebrae que disponibiliza soluções tecnológicas de parceiros como o Tecpar para pequenos empresários com subsídio de ate 80% do custo. Em dois anos de parceria com o Sebraetec, foram conquistados cerca de 80 novos clientes para o Tecpar, entre demandas de certificação, laboratórios e outros.

Tecpar Cert – A unidade certificadora do Tecpar – Tecpar Cert – é uma das mais respeitadas do país com trabalhos realizados em vários estados do Brasil, inclusive em países vizinhos da América do Sul. É o organismo acreditado para a certificação de sistemas de gestão e produtos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) e Ministério da Agricultura e Pecuária.

Dos vários tipos de certificação realizados pelo Tecpar Cert, na conferência Rio +20, foram apresentados os que têm maior relação com o desenvolvimento sustentável, como é o caso da Certificação de Sistema de Gestão Ambiental (NBR ISO 14001), do Manejo Florestal (NBR 14.789 e NBR 15.789) e de Sistemas Orgânicos de Produção, Extrativismo Sustentável e Processamento. Mais informações sobre o Tecpar Cert podem ser acessadas pelo endereço: http://www.tecpar.br/cert

Fonte: Portal Tecpar

 

Tags:
, , , , , , , , ,

 

 

Deixe seu comentário!

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.