OrganicsNet nas redes sociais:


 

Notícias

Incra promove debate sobre agroecologia como inclusão social

14/12/2012

Técnicos da Assessoria Técnica, Social e Ambiental à Reforma Agrária (Ates) do Rio Grande do Sul (RS), iniciaram na segunda-feira (10) um encontro para consolidar e dar prosseguimento à qualificação da assistência técnica prestada aos assentamentos no Estado. Promovido pela superintendência regional do Incra, o evento discute o tema “Desenvolvendo a Rota Produtiva e a Rota da Inclusão Social com base na transição agroecológica”.

Assuntos como a importância da sistematização das experiências agroecológicas, e a assistência técnica como forma de inclusão social previstas no Plano Brasil Sem Miséria do Governo Federal, foram apresentados em palestras e analisados por mais de 100 profissionais no Núcleo de Estudos em Agricultura Familiar (Neaf), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O chefe da Divisão de Desenvolvimento de Projetos de Assentamento do Incra/RS, Nelson Araújo, ressaltou que o foco do evento é a transição agroecológica e a sistematização de experiências na área.

O evento também contou com a apresentação de relatos e experiências, e o estabelecimento de estratégias para ampliar a participação dos assentados no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Na quarta-feira (12), foi sugerida a instalação da Rede de Unidades de Observação Pedagógica (Ruop). A proposta é que a cada 100 famílias de agricultores, uma seja selecionada como unidade de observação e passe por um levantamento detalhado das condições econômicas e sociais para detectar sua viabilidade produtiva. Hoje (14) é o último dia do encontro, e será reservado para definir as metas de atuação da assistência técnica no RS.

Fonte: INCRA

Leia mais

Brasil é líder mundial em adubação orgânica

Resistência orgânica na Paraíba

Orgânica e Sustentável tema de encontros nas sedes da Copa 2014

 

Tags:
, , , , , ,

 

 

Deixe seu comentário!

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.