OrganicsNet nas redes sociais:


 

Meio Ambiente. Notícias

MMA: 300 mil produtores orgânicos até 2014

04/01/2013

Em dias quentes e de altas temperaturas, que marcam o verão no Brasil, o consumo de alimentos orgânicos surge como um grande aliado à alimentação saudável. O Ministério do Meio Ambiente (MMA) apoia a prática, por meio da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PNAPO), instituída pelo governo federal em agosto de 2012. Um dos objetivos do programa é ampliar o número atual de 200 mil para 300 mil famílias envolvidas com produção orgânica e em bases agroecológicas até 2014.

Frutas, verduras, mel, cereais, farinhas e doces, resultado de uma diversificada produção sem uso de agrotóxicos e  que respeita os aspectos ambientais, sociais e culturais. O  governo busca incentivar o consumo desses produtos pela população. Dessa forma, o MMA espera reduzir o uso de agrotóxicos e aumentar os índices de conservação da agrobiodiversidade, além de tratar-se de mais um instrumento público que busca construir agenda sustentável para a sociedade brasileira.

Fotos: Sylvia Wachsner

DEZ MOTIVOS PARA CONSUMIR PRODUTOS ORGÂNICOS:

1. Evita problemas de saúde causados pela ingestão de substâncias químicas tóxicas;

2. Alimentos orgânicos são mais nutritivos. Solos ricos e balanceados com adubos naturais produzem alimentos com maior valor nutritivo;

3. Alimentos orgânicos são mais saborosos. Sabor e aroma são mais intensos em virtude da não utilização de agrotóxicos ou produtos químicos que possam alterá-los;

4. Protege futuras gerações de contaminação química. A agricultura orgânica tem como base de seu trabalho a preservação dos recursos naturais;

5. Evita a erosão do solo. Através das técnicas orgânicas tais como rotação de culturas, plantio consorciado, compostagem, etc.

6. Protege a qualidade da água. Os agrotóxicos utilizados nas plantações atravessam o solo, alcançam os lençóis d’água e poluem rios e lagos;

7. Restaura a biodiversidade, protegendo a vida animal e vegetal.

8. Ajuda os pequenos agricultores. Em sua maioria, a produção orgânica provém de pequenos núcleos familiares que tem na terra a sua única forma de sustento.

9. Economiza energia. O cultivo orgânico  utiliza intensamente a cobertura morta, a incorporação de matéria orgânica ao solo e o trato manual dos canteiros.

10. O produto orgânico é certificado. A qualidade do produto orgânico é assegurada por um Selo de Certificação emitido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e garante ao consumidor estar adquirindo produtos mais saudáveis e isentos de qualquer resíduo tóxico.

Fonte:  MMA

Leia mais

Cooperagreco triplica número de associados nos últimos dois anos

Alimentação saudável nas escolas é tema de artigo

Exportações de produtos orgânicos brasileiros crescem 50% de 2011 para 2012

 

Tags:
, , , , , , , , , ,

 

 

Deixe seu comentário!

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.