OrganicsNet nas redes sociais:


 

Certificação. Notícias

SEBRAE incentiva agricultores orgânicos em Alagoas

18/01/2013

Foto: Sylvia Wachsner

Segundo a Agência SEBRAE de Notícias, desde 2009, o SEBRAE em Alagoas trabalha pelo reconhecimento de agricultores orgânicos e vem conseguindo resultados positivos com um aumento significativo de concessão de selos ano após ano. No início do atendimento eram 12 os produtores certificados. Atualmente, o número está em 38.

Um representante da Ecocert, empresa responsável por emitir os certificados, fez visitas e avaliou 10 novas unidades de produção. Também revalidou o selo de outros 28 produtores de Arapiraca, Coruripe, Maceió e Santana do Mundaú atendidos pelos Arranjos Produtivos Locais (APL) Horticultura e Laranja no Vale do Mundaú. Dentre as propriedades que estavam na lista de renovação, houve o sorteio de apenas uma para ser visitada e avaliada.

Nas propriedades, os peritos observam aspectos como higiene e a água utilizada. Também recolhem amostragem do solo e fazem verificação do adubo. Após dois meses, os resultados das análises são entregues e os certificados emitidos.

De acordo com Cristina Loureiro, analista de Atendimento Coletivo Agronegócios do SEBRAE em Alagoas, é cada vez maior a consciência da população em relação aos benefícios da ingestão dos alimentos orgânicos para a saúde e também por serem em média 30% mais caros que os alimentos convencionais, recompensando o agricultor por todo esforço.

Pensando em agregar valor ao produto e recompensar o produtor que Sílvio Roberto Penteado escreveu o Livro Fruticultura Orgânica publicado pela Aprenda Fácil Editora (AFE). Segundo ele, o objetivo da obra é mostrar como se faz a implantação, manejo e condução do cultivo orgânico das frutíferas.

Fonte: EcoFinanças

Leia mais

Selos ecológicos ganham destaque no mercado

Green Rio acontecerá nos dias 7 e 8 de maio

Cooperagreco triplica número de associados nos últimos dois anos

 

Tags:
, , , , , , , , , ,

 

 

Deixe seu comentário!

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.