OrganicsNet nas redes sociais:


 

Login Cadastre-se!

Certificação. Mercado. Notícias

Selos ecológicos ganham destaque no mercado

18/01/2013

O mercado espera que o número de selos ecológicos, ou “eco-selos”, continuem a crescer em 2013. O Organic Monitor afirma que a indústria de alimentos já possui cerca de 200 selos, e alerta para os perigos desse crescimento.

A maioria dos rótulos ecológicos são referentes a produtos orgânicos, que contribuem em  grande parte para os US $75 bilhões movimentados anualmente pelo mercado de alimentos e bebidas com eco-selos. A grande fatia do mercado ainda se concentra na Europa e América do Norte. No entanto, muitos rótulos estão sendo introduzidos na Ásia e América Latina.  O problema é a falta de padronização para a certificação ecológica. A boa notícia, é que 84 países já criaram normas nacionais específicas para a produção orgânica.

Como será mostrado na Cúpula de Alimentos Sustentáveis (Sustainable Foods Summit), as vendas de produtos certificados atingiram, em 2011,  2,4 bilhões bilhões de dólares só nos Estados Unidos. O sistema de rotulagem voluntária prevê crescimento de popularidade, enquanto o movimento pró-rotulagem continua a lutar para a rotulagem obrigatória de alimentos geneticamente modificados.

A conscientização crescente dos consumidores sobre os  métodos de produção de alimentos e questões de sustentabilidade tem sido responsável pelo aumento de rótulos ecológicos adotados pela indústria de alimentos. Porém, com a proliferação do número e tipos de rótulos, há uma preocupação de que os produtores de alimentos possam ser desencorajados a adotar os eco-selos por causa da crescente disparidade entre as normas e os custos de certificação. Outra preocupação é o efeito sobre os consumidores: como eles poderão reconhecer o crescente número de logotipos e selos de produtos orgânicos , e como diferenciá-los entre outros rótulos ecológicos?

O Organic Monitor vai apresentar na Sustainable Foods Summit suas mais recentes descobertas sobre o mercado global de alimentos e bebidas “eco-rotuladas” . Os dados mais recentes sobre o mercado  orgânico, e comércio de produtos eco-rotulados serão mostrados, bem como as projeções de crescimento futuro. As principais organizações envolvidas na eco-rotulagem e certificação orgânica também estarão participando da cúpula:  Ecocert, FLO, Rainforest Alliance, NSF International, Control Union, Tilth Oregon, Deméter EUA, Certified Humane, Bird Coffee Friendly, Alimentos Alliance, Carbon Free.

Organizado pela Organic Monitor, o objetivo da Cúpula de Alimentos Sustentáveis é explorar novos horizontes para rótulos ecológicos e de sustentabilidade na indústria de alimentos. A edição norte-americana será no hotel Ritz em São Francisco, nos dias 22 e 23 de Janeiro.

Fonte:  Bio -Market.Info

Saiba mais informações sobre a Sustainable Foods Summit

Leia mais

SEBRAE incentiva agricultores orgânicos em Alagoas

IBD Certificações em expansão

Rede Ecovida e a certificação participativa

CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK TWITTER

 

Tags:
, , , , , , , , , , , ,

 

 

Deixe seu comentário!

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.