OrganicsNet nas redes sociais:


 

Legislação. Notícias

Seminário debaterá agroecologia e produção orgânica em Brasília

07/05/2013

A deputada federal Luci Choinacki (PT-SC), coordenadora da Frente Parlamentar Mista pelo Desenvolvimento da Agroecologia e Produção Orgânica (FPMDAPO), está à frente do 1º Seminário Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica, que ocorrerá em Brasília (DF), nos dias 8 e 9 de maio, no auditório Petrônio Portella, do Senado.

O evento vai discutir produção, comercialização, saúde, sustentabilidade ambiental, com o objetivo de envolver parlamentares, poder executivo, movimentos sociais, sindicatos e organizações da sociedade civil ligadas ao campo no debate por um novo modelo de agricultura: saudável e sustentável, que valorize a agricultura familiar brasileira e reduza o uso de agrotóxicos nos alimentos, já que o Brasil lidera o ranking mundial na utilização de veneno nas plantações.

“Estou encantada em trabalhar com esse tema, que transcende a política, já que a alimentação é um assunto que mexe com toda a sociedade, com o cotidiano de cada ser humano. Trata-se da nossa relação com a mãe terra, com a mãe água, da relação com o meio ambiente, de questões de saúde pública e também da economia do País”, afirmou a deputada.

Luci é agricultora orgânica e, além de coordenar a Frente, também é a segunda vice-presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara. A deputada defende “o direito democrático à escolha de como produzir alimentos” e também o direito ao consumo saudável. “As pessoas devem ter assegurado o direito de escolher se querem consumir produtos com agrotóxicos ou alimentos orgânicos. O direito à alimentação saudável deve estar acessível a toda a sociedade”, cobrou a parlamentar.

A comercialização dos produtos agroecológicos é uma pauta que será bastante abordado no evento. “Alguns dizem que a produção orgânica é inviável economicamente, mas isso não é verdade. Há muitos exemplos de sucesso no setor e o que precisamos é resolver algumas questões pontuais sobre a comercialização para que possamos garantir renda, emprego e contribuir para manter as famílias no campo com qualidade de vida”, afirmou Luci.

Confira a programação completa do seminário:

Leia mais

Produtores orgânicos podem receber crédito do ABC

Comissão finaliza Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica

Sylvia Wachsner destaca o crescimento da produção orgânica no Brasil

 

Tags:
, , , , ,

 

 

Deixe seu comentário!

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.