OrganicsNet nas redes sociais:


 

Login Cadastre-se!

Notícias

Agilizar autorização do uso de insumos, solicita CI Orgânicos

30/06/2013

No primeiro dia da BioBrazil Fair,  durante o 9º Fórum Internacional de Agricultura Orgânica e Sustentável, a coordenadora do CI Orgânicos, ministrou uma palestra. Sylvia Wachsner abordou alternativas para ampliar o consumo e estimular ganhos na produção dos orgânicos.

A coordenadora da SNA levantou, entre outros pontos, a necessidade de o governo agilizar a autorização do uso de insumos orgânicos, cujo atraso limita o crescimento do setor. “Estamos cobrando uma resposta do Ministério da Agricultura sobre os insumos orgânicos, o processo está parado há mais de três anos e ainda não se tem a liberação. Enquanto isso, insumos convencionais são liberados frequentemente. Se queremos que a agricultura orgânica cresça, precisamos dessa decisão imediata”, defende ela.

Também solicitou agilidade do governo na possibilidade de ampliação da Instrução Normativa de 2008, que proíbe o uso de sementes convencionais na produção orgânica, a partir de 2014.  Pela legislação atual, os produtores orgânicos ficam proibidos de usar sementes convencionais.  A produção de sementes orgânicas brasileiras ainda é muito incipiente, pelo que Wachsner explicou que os produtores que planejam sua produção requerem de respostas.

 

Tags:
, , , , , ,

 

 

Deixe seu comentário!

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.