OrganicsNet nas redes sociais:


 

Mercado. Notícias. Produtos

Alemanha: Espírito jovem e empreendedorismo

03/06/2013

Sede da empresa em Freiburg/ Foto: Organic-Market.Info

“Brutalmente vegan”, “impiedosamente orgânico”, “perversamente regional”, são alguns slogans “mal-humorados” que podiam ser vistos no estande da Life Food GmbH, a mais importante fabricante de tofu da Alemanha, na BioFach,

Os slogans expressam as prioridades fundamentais que têm sido o foco da empresa há mais de 25 anos: a produção de alimentos vegan com 100% de matérias-primas orgânicas originárias da agricultura regional. E ainda carregam o espírito jovem que está contaminado a empresa. Mais de 60% dos funcionários administrativos tem menos de 40 anos.

Os olhos no futuro

Na Life Food, os jovens podem ser vistos em todas as partes da empresa. “Amigos, muitas vezes me invejam por ter esse trabalho”, declarou Christian Burger (32). O açougueiro treinado tem trabalhado para a empresa durante 13 anos, e ele é agora o líder da equipe de produção – um trabalho com muita responsabilidade. “Meu trabalho sempre apresenta novos desafios, sempre estimulantes. Mas eu aprecio o fato de que os valores também são uma realidade viva por aqui”. Beate Thiessen (34), que entrou para a Life Food há cinco anos como estagiária no programa do governo federal para a agricultura orgânica, é hoje a líder da equipe para as compras. “Qualidade é uma prioridade, e eu sou inspirada por ver a dedicação e paixão das pessoas que investem em seu trabalho aqui”, diz ela.

Nova geração pode ser vista por toda a empresa/ Foto: Organic-Market.Info

Wolfgang Heck, fundador da empresa, está satisfeito. “As sementes que plantamos estão brotando”. E diz orgulhoso: “As pessoas estão respondendo ao que criamos lá em 1985. Podemos ver que a nossa missão original de produção de alimentos à base de plantas de soja está se tornando um movimento com o futuro”.

Jesùs Bastante afirma “Com os nossos produtos, estamos comunicando temas como regionalidade, ética, proteção do ambiente e do clima e uma série de outras questões”, disse o diretor de vendas e atendimento ao cliente. Bastante promove a marca Taifun com grande paixão ao longo dos últimos nove anos, e valoriza o ambiente familiar que a empresa cultiva. Além disso, o fato de que a mudança de geração está ocorrendo de forma tão gradual e natural está de acordo com esta imagem. “É um prazer ver jovens entrando na empresa porque eles respondem ao apelo dos nossos temas – ecologia, sustentabilidade, justiça social e uma alimentação saudável. Nós somos um empregador atraente”.

Mercado aquecido

Cursos de culinária vegan, livros de culinária vegan, restaurantes vegan com amigos – tudo isso é evidência de que alimentos à base de vegetais são atualmente uma grande oportunidade. Isso se reflete claramente no volume de negócios registrado pela marca Taifun: cerca de € 23 milhões em 2012, o que representa um crescimento de mais de 30% nos últimos três anos. Heck ainda aponta um outro número, segundo ele um crescimento desproporcional agradável, um aumento de 40% nas vendas dos produtos de base. “Isso nos mostra que as pessoas estão cozinhando de novo e estão exercitando o prazer da criatividade”. No total, eles processam cerca de 50 toneladas de soja por semana para fazer tofu.

Wolfgang Heck e Jesùs Bastante/ Foto: Organic-Market.Info

A demanda está aumentando continuamente e isso significa que a meta de vendas para este ano de 400 mil pacotes de tofu por semana já foi ultrapassado. Os varejistas estão requisitando muito mais, e isso está colocando nossos estoques sob pressão “, afirma Bastante. A capacidade de colheita na Europa alimenta 70% da exigência do Taifun, e eles estão trabalhando duro para conseguir mais os agricultores para cultivar de soja. 30% ainda está sendo importado do Canadá e do Brasil.

E falando em Brasil, em visita a BioFach, na Alemanha, o OrganicsNet entrou em contato com um dos donos da Taifun, que mostrou grande interesse em conhecer o mercado brasileiro de tofu. Enquanto não chegam por aqui, a Life Food exporta para 15 países.

A França é o segundo maior mercado, responde por 17% dos 50% do volume de negócios relativos às exportações. “Os consumidores franceses apreciam em particular o fato de que nós cultivamos soja na França,” explica Bastante. O terceiro maior mercado é a Itália, onde o número de vegetarianos está crescendo de forma constante e atualmente representa cerca de 10% (cerca de 6 milhões de pessoas) da população total. Grã-Bretanha, Suíça e Espanha também estão entre os mercados importantes de exportação para a marca Taifun. Heck e Bastante acreditam que ainda há um grande potencial nas grandes cidades.

Fonte: Organic-Market.Info, traduzodo e adaptado por OrganicsNet

Leia mais

“Crise? Onde?”, perguntam produtores orgânicos alemães

Inovação é a alma do negócio

Certificação têxtil incentiva práticas sustentáveis

CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK TWITTER

 

Tags:
, , , , , , ,

 

 

Deixe seu comentário!

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.