OrganicsNet nas redes sociais:


 

Pesquisa

Algodão colorido é opção de renda para agricultura familiar

05/06/2013

Foto: Embrapa Algodão

Orgânico e ecológico, o algodão colorido é uma opção de renda para os pequenos produtores de Mato Grosso. A redução no uso de insumos químicos minimiza a agressão ao solo. Por ser naturalmente colorido, o algodão não precisa ser alvejado, tingido e com isso, o produtor consegue economizar milhares de litros de águas, evitar a poluição de rios e mananciais.

Apesar do benefício, o campo de comercialização e cultivo da fibra no Estado ainda não é significativo. A desinformação e o não estabelecimento de custo para a produção podem ser um dos obstáculos para a não popularização do algodão colorido.

Porém, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) tenta mudar essa realidade. O órgão está levantando informações para estabelecer o custo de produção do algodão colorido e implantar uma Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) para a cultura.

A pesquisa teve início em fevereiro e a previsão era que fosse concluída em abril. No entanto, até o momento nenhum resultado foi apresentado. Com a finalização do estudo, uma proposta de preço mínimo será enviada para os ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Fazenda.

Os pesquisadores se concentram no agrupamento de informações quanto à disponibilidade de sementes, área plantada no passado, área, produção e produtividade nos últimos cinco anos. O objetivo é promover a estabilização da cadeia produtiva assegurando a garantia de compra aos produtores da fibra.

Algodão colorido

A fibra colorida é tão antiga quanto à branca, algumas espécies já foram encontradas em escavações no Peru e no Paquistão. Em sua forma natural, o algodão tem fibras curtas e fracas e não suportam a fabricação de tecidos.

Dessa forma, em 2000, pesquisadores da Embrapa Algodão fizeram o melhoramento genético do algodão colorido.
De acordo com a Embrapa, atualmente o produto é utilizado por agricultores familiares para produzir uma fibra ecologicamente correta. Com as pesquisas, chegaram-se a cinco variações de cores sendo elas BRS 200 Marrom, BRS Verde, BRS Rubi, BRS Safira e BRS Topázio.

Fonte:  Agro Olhar

Leia mais

Roupas com algodão colorido naturalmente

Projeto ecotêxtil ítalo-brasileiro

Agricultores de MS adotam plantio de café orgânico

CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK TWITTER

 

Tags:
, , , ,

 

 

Deixe seu comentário!

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.