OrganicsNet nas redes sociais:


 

Mercado. Pesquisa

Desafios para o consumo sustentável

17/07/2013

Mesmo com toda a cobertura da mídia em torno da sustentabilidade, o consumidor ainda não consegue identificar produtos e empresas sustentáveis. É  o que diz pesquisa realizada pelo Grupo Hartman, empresa de consultoria focada em estudos sobre o comportamento do consumidor.

Segundo o relatório Sustentabilidade 2013: Quando Aspiração Pessoal e Comportamento Divergem, há um crescimento considerável no aumento da consciência do consumidor sobre o termo sustentabilidade, porém esse conhecimento ainda não foi traduzido em compras. O consumidor não enche seu carrinho com produtos que carregam selos de sustentabilidade, pois não sabe identificá-los.

74% dos entrevistados são familiarizados com o termo “sustentabilidade”, mas apenas 23% conseguem identificar produtos sustentáveis e somente  15% são capazes de identificar empresas sustentáveis, afirma o relatório, que conclui que há um abismo cada vez maior entre o que os consumidores dizem querer e o que eles realmente compram. Por um lado, os consumidores dizem que querem ser sustentáveis ​​e que as empresas se comportem de forma sustentável. Por outro lado, quando as empresas agem dessa forma, os consumidores nem sempre lhes dão o crédito que poderiam esperar.

Fonte: Sustainability 2013: When Personal Aspirations and Behavior Diverge, The Hartman Group, Inc

O relatório também aponta soluções para que as empresas sustentáveis consigam se comunicar e vender melhor os seus produtos. De acordo com a pesquisa, os consumidores usam atalhos que ajudam a priorizar suas compras. São eles: Conhecimento, praticidade e confiança.  Sendo assim para que as marcas consigam fazer a ponte entre a “consciência verde” e o comportamento consumidor, devem focar nessas três abordagens:

Conhecimento: Fale com conceitos que os consumidores já conhecem e compreendem ao invés de tentar educá-los sobre ideias novas e complexas.

Praticidade: Explore os benefícios pessoais que o consumidor terá ao utilizar produtos sustentáveis.

Confiança: Mostre aos consumidores que eles realmente estão fazendo a diferença.

Fonte: Hartman Group

Leia mais

Novo livro sobre Agroecologia: mercados e políticas

Você conhece o Centro de Inteligência em Orgânicos, da SNA?

Pesquisa revela comportamento do consumidor em relação aos orgânicos

CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK TWITTER

 

Tags:
, , , ,

 

 

Deixe seu comentário!

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.