OrganicsNet nas redes sociais:


 

Notícias

Embalagem orgânica promete reduzir o desperdício de alimentos

04/09/2013

Um terço de toda a comida produzida pelo sistema agrícola global acaba no lixo, de acordo com estudo do World Resources Institute (WRI) em parceria com o Programa Ambiental das Nações Unidas (Pnuma). Para ajudar na redução deste índice a designer indiana Kavita Shukla inventou a FreshPaper – uma embalagem sustentável que tem o objetivo de conservar os alimentos.

A FreshPaper é uma folha de papel repleta de especiarias orgânicas que inibem o crescimento de bactérias e fungos, aumentando de duas a quatro vezes o prazo de validade de frutas, legumes e vegetais. A ideia surgiu a partir de uma visita de Kavita a avó, na qual a designer bebeu um copo de água da torneira. Como o líquido não lhe caiu bem no organismo, a matriarca da família lhe ofereceu um “chá de especiarias” para que não ficasse doente. A ocasião lhe despertou o desejo de estudar as tais “especiarias”, foi quando descobriu uma maneira surpreendentemente eficaz para manter os alimentos frescos.

A embalagem ganhou o prêmio Index 2013 / Foto: Divulgação

A embalagem está disponível em lojas dos Estados Unidos, incluindo as gigantes Whole Foods e Wegmans, e é utilizada por agricultores e famílias em mais de 35 países. Também é possível obter o produto através do site da empresa de Kavita, a FenuGreen. A designer pretende utilizar o prêmio da Index, o equivalente a 100 mil euros, para aumentar a distribuição da embalagem na África e na Índia por meio de parcerias com ONGs e instituições de pesquisa.

A criação atingiu um alto nível de notoriedade, o que fez Kavita ganhar prêmios internacionais como o reconhecimento da Fundação Lemelson-MIT – Iniciativa Cartier Feminina, do Instituto Davidson, do Consulado da Suíça, e do Ministério francês de Relações Exteriores. Além do prêmio Index 2013 e da participação no TED em 2012.

Fonte: iBahia

Leia mais

Alemanha: Espírito jovem e empreendedorismo

Inovação é a alma do negócio

Húmus líquido, alternativa para uso da agricultura orgânica

CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK TWITTER

 

Tags:
, , , , , ,

 

 

Deixe seu comentário!

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.