OrganicsNet nas redes sociais:


 

Pesquisa

O que é pecuária orgânica?

23/09/2013

 

boi

Afim de esclarecer algumas dúvidas,  elaboramos um pequeno resumo sobre o que é a Pecuária Orgânica. Rápido e direto. Confira:

Princípios
A Pecuária Orgânica é baseada em um tripé que envolve a não contaminação da água, a produção ambientalmente correta e a atividade socialmente justa.

Não confunda Boi Orgânico com Boi Verde. 

Boi Orgânico: está inserido em um sistema agroecológico. Sua produção não utiliza agrotóxicos, adubação química, utilização rotineira de antibióticos e práticas danosas ao meio ambiente, tais como: queimadas e desmatamentos.  Além disso, o boi orgânico deve ser certificado.

Boi Verde: é a denominação para animais explorados a pasto, mas sem restrição quanto ao uso de tecnologias geradoras de resíduos poluentes.

Integração
Pecuária Orgânica exige uma visão holística, integradora. Recursos naturais, animal e homem devem conviver de forma harmoniosa e saudável.  Entre as práticas estão: rotação de cultura, adubação verde, controle biológico de pragas e integração pecuária-floresta-agricultura.

Bem-estar animal
Garantir qualidade de vida ao animal, por meio de uma alimentação saudável, espaço físico adequado, fácil acesso à água, e prevenção de doenças, é uma das diretrizes da pecuária orgânica.

Certificação
Para ser orgânico, deve-se cumprir as normas do MAPA, estabelecidas na IN-46, de 06/10/2011, Regulamento Técnico para os Sistemas Orgânicos de Produção Animal e Vegetal.

Tempo de Conversão:
6 meses a 4 anos. Depende do histórico de exploração convencional.

Para conferir o artigo completo, publicado na Animal Business, da SNA, clique AQUI

Fonte: Animal Business

 

Leia mais

13º Congresso de Agribusiness foca na sustentabilidade

Carne bovina com selo da ‘Rainforest Alliance’

Bem-estar animal, veja como a Korin produz

CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK TWITTER

 

 

Tags:
, ,

 

 

Deixe seu comentário!

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.