OrganicsNet nas redes sociais:


 

Notícias. Pesquisa. Técnicas

Tecpar marca presença em feira de inovação tecnológica

30/10/2013

A Lei de Inovação e o Parque Tecnológico Virtual do Paraná foram temas da palestra do diretor-presidente do Instituto Tecnológico do Paraná (Tecpar), Júlio Felix, na Feira de Inovação Tecnológica (Inovatec) Regional Jacarezinho,no Paraná, realizada nesta terça-feira (29). “Este evento tem um caráter especial para nós por ser realizado no Parque Tecnológico Norte Pioneiro, o que propicia maior divulgação e o fortalecimento de suas atividades na região”, disse Felix.

Esta foi a última de uma série de feiras realizadas ao longo de 2013, dentro da política de interiorização do Governo do Estado, que incluiu as cidades de Cascavel, Londrina, Ponta Grossa, Guarapuava, Maringá e Toledo. A próxima Inovatec será em Curitiba.

Em sua apresentação, o presidente do Tecpar destacou a importância da Lei de Inovação do Paraná, sancionada em 2012 pelo governador Beto Richa e regulamentada por decreto em fevereiro deste ano. Ele disse que o principal aspecto da lei está no fato de regulamentar as relações entre o setor público e o privado no âmbito da inovação tecnológica. Felix explica que a lei preenche um vácuo na área científica e cria um dispositivo legal eficiente, que contribuirá para a inovação no Estado.

Participantes da Feira de Inovação Tecnológica (Inovatec) Regional Jacarezinho/ Foto: Ag. de Notícias Paraná

Participantes da Feira de Inovação Tecnológica (Inovatec) Regional Jacarezinho/ Foto: Ag. de Notícias Paraná

O presidente do Tecpar complementa que a lei foi criada para estimular o desenvolvimento tecnológico no Paraná, mas sozinha não é suficiente. “O Parque Tecnológico Virtual do Paraná é a principal estratégia e ferramenta para consolidar esse desenvolvimento e, com ele, será possível atrair mais investimentos para o Estado”.

Júlio Felix lembrou que a unidade do Tecpar de Jacarezinho é a mais antiga atividade do instituto no interior do Estado e que está ampliando suas atividades dentro desta visão estratégica. “Transformamos esta área numa incubadora tecnológica e no Parque Tecnológico do Norte Pioneiro e desejamos que os jovens que estudam na universidade estadual, na universidade tecnológica e no Senai tenham a oportunidade de ficar e desenvolver suas atividades aqui”.

O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, disse que a intenção da Inovatec é interiorizar estas atividades. “O governador Beto Richa tem um compromisso com o desenvolvimento de todas as regiões do Estado. Existe hoje no Paraná uma política muito forte de atração de grandes indústrias, mas não podemos nos esquecer dos nossos micro e pequenos empresários, que têm um papel importante no desenvolvimento econômico e na geração de renda”, afirmou.

O secretário acrescentou que a Inovatec tem o objetivo de integrar o governo, as universidade, o setor acadêmico e o setor produtivo, “uma ação muito importante para o desenvolvimento da região e do Estado”.

O prefeito de Jacarezinho, Sérgio Eduardo de Faria, disse que quer trazer para o município instituições que envolvam as áreas de ciência, tecnologia e inovação porque percebe que a cidade tem essa vocação. “Vamos nos empenhar para corresponder a toda a atenção que o Governo do Estado tem demonstrado à nossa região.”

ORGÂNICOS – Durante a Inovatec, a unidade certificadora do instituto – a Tecpar Cert – fez a entrega dos 10 primeiros certificados para produtores orgânicos da região, dentro do Programa Paranaense de Certificação de Produtos Orgânicos, coordenado pelo Tecpar e que conta com a parceria das universidades estaduais, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná de Pato Branco e do Centro Paranaense de Referência em Agroecologia.

O programa, financiado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, subsidia a certificação das pequenas propriedades rurais compulsória, conforme prevê a regulamentação publicada pelo Ministério da Agricultura em outubro de 2011. A meta é certificar 400 propriedades até o fim de 2014, em todo o Estado.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná

 

Leia mais

UENP realizará auditoria para certificação de produtos orgânicos

Tecpar amplia atuação na certificação de produtos orgânicos

Mercado de uva orgânica cresce entre vinícolas do sul

CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK TWITTER

 

Tags:
, , , , ,

 

 

Deixe seu comentário!

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.