OrganicsNet nas redes sociais:


 

Notícias

Biofach Nuremberg, abertas inscrições para empreendimentos da agricultura familiar

05/11/2013

8243519843_944a8d23a0

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) levará, com apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE), até 14 empreendimentos da agricultura familiar, para participar da Biofach Alemanha, em fevereiro de 2014. Os interessados devem se inscrever até o dia 15 de novembro.

Os agricultores selecionados devem produzir alimentos orgânicos e vão expor seus produtos em um espaço de 112 metros quadrados, no total. As inscrições devem ser feitas pelo formulário online e o resultado da seleção será divulgado até o dia 1º de dezembro deste ano.

Conforme o diretor do Departamento de Geração de Renda e Agregação de Valores do MDA, Nilton de Bem, a importância imediata da participação da agricultura familiar brasileira na maior feira de produtos orgânicos é ampliar o mercado. “O fato de as nossas cooperativas participarem da feira significa espaço de interlocução de mercado. Esse processo é, também, uma escola. Na medida em que esses empreendimentos têm contato com outros países adquirem noção do padrão de qualidade exigido, apresentação dos produtos e a dinâmica desses mercados”, explica.

Desde 2003 o MDA leva empreendimentos da agricultura familiar brasileira para a BioFach. Um exemplo é a Cooperativa das Agroindústrias Ecológicas do Vale do Rio Uruguai (Cooperafe), que produz cachaça orgânica e já esteve duas vezes na feira. “Quanto mais participamos mais conseguimos mostrar nosso produto. É a maior feira de orgânicos do mundo, uma importante vitrine de divulgação”, diz um dos fundadores da cooperativa, Roberto Machado, 40 anos.

O agricultor representou a Cooperafe em sua primeira participação na BioFach, em 2010 e obteve resultados positivos. “Fizemos contatos e foi bom para conseguirmos exportar a cachaça para a Alemanha”, afirma.

4645287808_08b32348b9

Cooperativa
Roberto conta que a cooperativa visa a terceira participação na feira em 2014, já que em 2012 também estiveram no evento. A empolgação é devido ao resultado em 2010. “Conseguimos um importador alemão e começamos com o fornecimento de sete mil litros de cachaça pura e envelhecida. Em 2014 pretendemos exportar 10 mil litros”, destaca.

A Cooperafe existe desde 2008 e tem 23 cooperados que vivem no município de Crissiumal, no Rio Grande do Sul. Caso consigam ir para a Alemanha em 2014, já há uma meta. “Queremos um importador dos Estados Unidos, que é o país onde esse mercado tem crescido nos últimos anos”, declara.

Em 2014 é celebrado o Ano Internacional das Nações Unidas para a Agricultura Familiar. Devido à comemoração, um espaço institucional será montado na BioFach para divulgar fotos, vídeos e experiências da agricultura familiar brasileira. O Estande do Brasil (Agricultura Familiar) oferecerá gratuitamente a cada empreendimento selecionado um espaço individual, decorado e equipado para a exposição dos produtos, o apoio de recepcionistas bilíngues e entrada no catálogo oficial da feira.

A Feira
Em sua 25ª edição, a BioFach é a maior feira de produtos orgânicos do mundo e a melhor porta de entrada para o mercado europeu, que tem apresentado uma expansão média anual de 11,5% no setor, nos últimos cinco anos. Na edição de 2013, a feira atraiu 2.200 expositores de 126 países, mais de 100 mil produtos e obteve um público de aproximadamente 42 mil visitantes, entre importadores, exportadores, distribuidores, atacadistas e redes varejistas.

Tássia Navarro
(61) 2020-0227 / (61) 2020-0262
imprensa@mda.gov.br

fonte: MDA

 

Leia mais

MDA: Chamada pública para assistência técnica

Edital seleciona pequenos produtores para fornecer merenda

Insumos orgânicos nas páginas da Revista A Lavoura

CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK TWITTER

 

 

Tags:
, ,

 

 

Deixe seu comentário!

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.