OrganicsNet nas redes sociais:


 

Login Cadastre-se!

Consumo Responsável. Gastronomia. Notícias

Abre-se colaboração entre a FAO e Slow Food

30/12/2013
Estade africano na Biofach Nuremberg, 2010.

Estade africano na Biofach Nuremberg, 2010.

2014, Ano Internacional da Agricultura Familiar, oferece potenciais oportunidades  de colaboração entre a FAO e  o movimento Slow Food, oficializadas no memorando assinado entre José Graziano da Silva, diretor – geral da FAO, e Carlo Petrini, o presidente do Slow Food.

Carlo Petrini participou recentemente da  conferência sobre a agricultura familiar que teve lugar em Bruxelas na qual Graziano, Diretor – geral da FAO também foi um dos seus principais oradores, declarando que a agricultura familiar deve ser vista como uma oportunidade para se promover, não  uma atividade marginal.  Existe a necessidade de mudança de paradigma, não continuar no modelo baseado no fast-food , com produção comercial em grande escala, para o novo modelo do Slow Food, com base na distribuição local e dos alimentos tradicionais.

Carlo Petrini afirmou que ambas as organizações compartilham uma visão “de um mundo sustentável sem fome que protege a biodiversidade para as gerações futuras”.  Em 2014 o Slow Food, indicou Petrini, continuara com energia renovada apoiando as comunidades do Terra Madre, organizando mercados locais e escolares,  jardins comunitários, incentivando o acesso dos pequenos produtores ao mercado e catalogando a biodiversidade alimentar que esta em risco de extinção.

No centro do processo a gastronomia e a idéia de que esta ciência multidisciplinar, que incluí, desde a agricultura à história, da economia à antropologia, da botânica às artes culinárias, e pode ser uma força libertadora para as comunidades que sofrem de desnutrição.

font: Organic Market Information

 

Tags:
, , , ,

 

 

Deixe seu comentário!

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.