OrganicsNet nas redes sociais:


 

Certificação

Certificação participativa, Ifoam conclui pesquisa

19/12/2013

selo-organico1IFOAM, Federação Internacional dos Movimentos Orgânicos, informou em seu último boletim ter concluído a pesquisa correspondente ao ano de 2013, das entidades de certificação participativa.  20 novas iniciativas de SPG, localizadas principalmente na América Latina e na Ásia, foram cadastradas. Dessas 20 iniciativas, 10 já estão operando e 10  em fase de desenvolvimento.

Nos últimos anos  IFOAM identificou um total de 141 iniciativas de certificação participativa em 56 países. Além da consulta on-line, correspondências foram dirigidas a todos os interessados​, como uma maneira de levantar o maior número de informações.
A compilação dos dados recebidos, através do levantamento esta quase finalizado, e o Ifoam espera lançar, em 2014, um livro contendo as estatísticas.   Um mapa atualizado, também deverá ser disponibilizado.

Masipag, nas Filipinas, com mais de 10.000 agricultores é a maior rede de produtores certificados como SPG.  A rede, criada em 2005,  é formada por agricultores,  organizações populares, ONGs e cientistas.  Sua característica é a forte participação dos agricultores. Os produtores são os inspetores, oficiais de controle de qualidade e os tomadores de decisão na comissão de aprovação. Isso se encaixa bem com o princípio da auto-suficiência dos agricultores, seguido por MASIPAG. Mesmo assim, diversos outros atores estão envolvidos nas diferentes atividades e o MASIPAG atua como um coordenador geral.

Veja o site do Masipag:

Lembramos que no Brasil, as entidades interessadas em Certificação Participativa devem ser cadastradas no Ministério da Agricultura do Brasil. Veja a listagem das entidades cadastradas:

Organismos Participativos de Avaliação de Conformidade – OPAC

 

 

Tags:
, ,

 

 

Deixe seu comentário!

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.