OrganicsNet nas redes sociais:


 

Login Cadastre-se!

Consumo Responsável. Meio Ambiente. Observatório. Saúde

10 razões para consumir orgânicos

25/02/2014

Maria Rodale, CEO da editora Rodale Inc., especializada em publicações sobre saúde, bem estar e meio-ambiente, assinou um artigo no portal de notícias americano, Huffington Post, enumerando 10 razões para o consumo de alimentos orgânicos. Vale muito a leitura! Confira:

E se você soubesse que o governo e algumas empresas estão brincando com seu cérebro? Bem, eles estão. Como Ellen Ruppel Shell escreve em seu livro, Cheap: The High Cost of Discount Culture (em tradução livre, “O alto custo do desconto”), os governos e algumas grandes empresas sabem que a maioria das pessoas tem uma excitação frente a um bom desconto, só comparável a de um apostador num jogo de azar. Mas, como em jogos de azar, a “casa” sempre vence.

Para cada história de grande vitória, há milhares derrotas. Esta técnica do desconto também entra em jogo na nossa alimentação, uma vez que agricultores orgânicos não recebem subsídios governamentais, tendo ainda que pagar caro para ter certificações, inspeções e planos de seguro mais altos. É por isso que as coisas que você mais compra – como leite e ovos – são ridiculamente baratos em comparação com os seus homólogos orgânicos. Zap! Esse grande negócio é que incentiva você a resistir à agricultura orgânica.

Então, permita-me tentar religar seu cérebro um pouco, com 10 razões esclarecedoras de que o orgânico vale a pena!

1- Os agricultores orgânicos não recebem subsídios governamentais. O que é ótimo!Sendo você liberal ou conservador. Embora, isso não signifique que seus dólares de impostos estejam pagando por toda a comida barata.

2- Você vai se tornar automaticamente um ambientalista, sem fazer nenhuma doação ou participar de algum protesto. Aqui está uma pequena lista de coisas que os agricultores orgânicos ajudam a manter totalmente fora do nosso solo, água, ar e corpos: hormônios de crescimento, fertilizantes tóxicos, pesticidas, fungicidas, herbicidas e antibióticos. Todos estes elementos são conhecidos por causar graves danos físicos em pessoas, bem como abelhas, morcegos, sapos e peixes.

3- Você será mais saudável. Você pode pagar mais agora ou pagar mais tarde (em gastos com saúde). Produtos químicos agrícolas são conhecidos por causarem diabetes, obesidade, câncer, alergias, asma, infertilidade, aborto espontâneo, malformações congênitas, Desordem por Déficit de Atenção com Hiperatividade (DDAH), e até mesmo autismo. E nós apenas arranhamos a superfície ao compreender o dano que estas toxinas estão fazendo para a nossa saúde.

 

Foto: Sylvia Wachsner

Foto: Sylvia Wachsner

4- Você pode se sentir bem com a sua contribuição para um mundo melhor. É uma espécie de caridade, mas ao invés de uma filtragem através de um intermediário, o dinheiro ajuda diretamente toda uma cadeia que envolve pessoas de bem, famílias, e meio ambiente. Além, da sua saúde.

5- Você está apoiando famílias e empresas que estão tornando o mundo melhor. Eu já vi isso com meus próprios olhos algumas vezes. Famílias de agricultores que pensavam que iriam perder suas propriedades, por causa das flutuações dos preços das commodities, converteram sua produção em orgânica e, não apenas salvaram suas fazendas, como também, acredito, tornaram-se mais saudáveis ​​e felizes com o resultado. E empresas que ajudam na conversão, como a Organic Valley, são empresas realmente maravilhosas que fazem grandes coisas para os seus agricultores, seus clientes, seus funcionários e toda a comunidade.

6-Você estará ajudando a prevenir as mudanças climáticas. Sério! Solo orgânico remove da atmosfera muito mais carbono, e usa muito menos recursos derivados de combustíveis fósseis, – que são utilizados em tratores e agrotóxicos na agricultura convencional – e sustenta habitats para todas as criaturas que ajudam a manter nosso planeta saudável.

7- Você estará ajudando a evitar secas e inundações . Pesquisas do Instituto Rodale e de muitas outras instituições mostraram que o solo orgânico é muito mais absorvente que o solo quimicamente cultivado. Isso significa que ele retém mais água durante as secas e inundações. Plantas cultivadas organicamente também têm um sistema radicular muito maior e mais resistente, possibilitando que durem mais tempo em condições meteorológicas extremas.

8- Você estará fazendo a sua parte para deixar o mundo um lugar melhor do que você o encontrou.  Realmente, qual é o preço disso? E tudo que você tem a fazer é ir às compras de alimentos e comer coisas gostosas e, talvez, comprar roupas de algodão orgânico para o seu corpo e casa (o algodão é uma das culturas mais tóxicas do planeta).

Feira orgânica em Nova York/ Foto: Sylvia Wachsner

Feira orgânica em Nova York/ Foto: Sylvia Wachsner

9- Pontos Karma: Quando você pagar mais por coisas boas, outras pessoas podem pagar mais. É onde a verdadeira reconexão cérebro-economia acontece. Pode não parecer um link direto de uma coisa a outra, mas como Ellen Ruppell Shell mostra em seu livro, tudo está ligado economicamente. Nossa obsessão com coisas baratas realmente diminui todas as nossas economias e bolsos e torna muito mais difícil para os empregadores a aumentar os salários e os gastos. Experimente. Você verá que funciona. E, no mínimo, você vai comer melhor no processo.

10- E, por fim, simplesmente é mais gostoso. Na maioria das vezes, 9 em cada 10, você estará recebendo uma comida mais saborosa e de melhor qualidade. Basta perguntar aos meus filhos. Aqui está a minha de sete anos de idade, quando fomos comer uma salada em um restaurante em Manhattan, ela disse: “Isso não tem um gosto bom – não parece orgânica. Orgânico é melhor!”.

 

Tradução: Equipe OrganicsNet. Fonte: Huffington Post

 

Leia mais

Oportunidades de negócio no mercado orgânico brasileiro

SNA participa de mesa-redonda sobre Economia Verde

OrganicsNet traz fotos da BioFach 2013, na Alemanha

CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK TWITTER

 

Tags:
, , , , , , , ,

 

 

Deixe seu comentário!

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.