OrganicsNet nas redes sociais:


 

Consumo Responsável

Naturais x Orgânicos. Qual a diferença?

18/03/2014

duvida

Atualmente no mercado alimentício estamos a todo instante recebendo diversas  informações sobre descobertas e novidades entre os tipos de alimentos. São eles produtos modificados geneticamente, como o caso dos transgênicos, alimentos integrais, orgânicos, naturais, entre outros. Pesquisas realizadas pela  ANVISAAgência Nacional de Vigilância Sanitária, apontam que entre dez consumidores, sete analisam as embalagens e sua tabela nutricional, porém apenas três compreendem as informações nela fornecida.

Baseando-se nesses dados, podemos chegar a conclusão que grande parte da população não compreende o tipo de alimento que esta consumindo e facilmente poderia confundir informações importantes entre eles.

Recentemente nos Estados Unidos foi lançada uma campanha de educação pública com o objetivo de destacar os benefícios dos alimentos rotulados como orgânicos e suas características distintas dos alimentos designados como naturais. A campanha foi difundida  pelo grupo  Only Organic (em livre tradução, Somente Orgânicos), uma organização sem finalidades lucrativas que recebe apoios de diversas empresas do segmento dos produtos orgânicos. Com a finalidade de esclarecer ao consumidor a diferença entre estes produtos.  Veja abaixo algumas informações que descrevem a diferença e características entre os alimentos orgânicos e naturais:

 PRODUTOS NATURAIS:

São todos os produtos que provém da natureza, o que não quer dizer que seja benéfico nem livre de agrotóxicos. Esses tipos de produtos podem não apresentar uma redução significante no índice de gorduras e calorias, mas são muito mais saudáveis do que os produtos tradicionais.

 PRODUTOS ORGÂNICOS:

Produzidos a partir de matérias primas que foram cultivadas sem a ação de agrotóxicos e respeitando o meio ambiente. Os maiores benefícios desse tipo de produto são a ausência de insumos químicos que podem prejudicar a saúde, o sabor e a textura são muito expressivos que os alimentos cultivados com agrotóxicos e não prejudicam o meio ambiente durante o processo de produção.

Clique aqui e acesse ao portal do Only Organics para maiores informações sobre esta campanha de educação pública.

LEIA MAIS

Consumidores e a rotulagem dita “natural” dos alimentos

Rotulagem, alimentos locais e agroecológicos

 

 

CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK TWITTER

 

Tags:
, , , ,

 

 

Deixe seu comentário!

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.