OrganicsNet nas redes sociais:


 

Notícias

Agricultores de Barra Mansa recebem certificação da Abio

25/04/2014

abio Agricultores de Floriano, distrito de Barra Mansa (RJ), foram certificados por técnicos da Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro (Abio) por investirem em técnicas ecológicas de plantio. Ao todo 13 agricultores receberam o selo do Ministério do Desenvolvimento Agrário para comercialização de produtos orgânicos, como folhosas, mandioca, feijão, abóbora, quiabo e banana.

A primeira etapa envolveu 20 agricultores. Para receber o certificado cada um deles seguiu as regras de manejo e plantio previstas no caderno de regulamentos técnicos de produção orgânica do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Posteriormente mais sete produtores serão certificados na segunda fase do programa, porém a data ainda não foi definida.

O trabalho da Abio foi realizado, durante um ano, em parceria com a secretaria municipal de Desenvolvimento Rural. A estimativa é que a produção de orgânicos em Floriano chegue a 30 toneladas por semestre.

A certificação é um tipo de avaliação da conformidade feita mediante auditoria por um organismo independente de vínculos com a produção ou a comercialização – a certificadora.

São enviados inspetores para visitas de verificação nas unidades produtivas gerando um relatório que avalia se a unidade de produção está cumprindo os regulamentos.  Após a inspeção é decidido, então, se o Certificado é emitido ao produtor.

A certificadora deve ser acreditada pelo INMETRO e credenciada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Ela é a responsável legal pelo processo perante os órgãos oficiais e perante a sociedade.

Deseja saber como funciona o processo de certificação? Clique aqui acesse ao portal da Associação de Agricultores Biológicos e descubra!

LEIA MAIS

Produção orgânica no País cresce:7.959 agricultores certificados

Certificadoras participativas cadastradas – OPAC

CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK TWITTER

 

Tags:
, , ,

 

 

Deixe seu comentário!

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.