OrganicsNet nas redes sociais:


 

Notícias

Feira Ecológica movimenta produção orgânica de Porto Alegre

22/04/2014

feira-organica-redenção

Cereais, frutas, legumes, verduras, mel e derivados, sucos, laticínios, massas, pães, entre outros estão presentes na Feira Ecológica da Redenção localizada no Parque Farroupilha (RS). Há 24 anos a feira funciona todos os sábados entre às 7:30 e 10h da manhã com a organização de  agricultores individuais e de cooperativas que contam com aproximadamente 150 bancas que comercializam variedade de hortifrutigranjeiros e produtos agroindustrializados, todos orgânicos.

O agricultor familiar José Odair Justi, 50 anos, garante sua renda através do lucro nas vendas realizadas na feira.

Trabalhando há 23 anos com produção ecológica, o agricultor morou em vários lugares do Brasil onde estudou e aprimorou os conhecimentos sobre a agroecologia. Foi neste ambiente que criou as filhas, que hoje são seu braço direito na produção e comercialização dos produtos.

Assim como o produtor José Odir que participa semanalmente da feira o casal Helena, 79, e José Henrique Frozi, 84, fazem parte da história do projeto desde o primeiro dia.

Todo sábado, eles viajam por três horas, vindos de Canela (RS), para vender o mel e as verduras que produzem no sítio de seis hectares. Segundo eles, o crescimento foi grande. “No começo era no máximo umas 20 bancas”, lembra Helena.

Criados na zona rural, ela e o marido aprenderam a produzir de forma ecológica, sem uso de qualquer agrotóxico, desde crianças, e afirmam que o resultado compensa. “Nunca compramos um remédio, o máximo que usamos é o própolis que nós mesmos produzimos”, afirma.

De jovens a idosos, a maior parte dos frequentadores marca presença todos os sábados no parque para reabastecer as geladeiras, atraídos pela oportunidade de colocar alimentos mais saudáveis na mesa.

Para quem deseja saber mais sobre a feira seguem algumas informações:

Serviço

Feira Ecológica da Redenção

Data: Todos os sábados

Hora: 7h30 às 13h

Local: Parque Farroupilha – Av. José Bonifácio esquina com Oswaldo Aranha. Porto Alegre (RS)

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Agrário

 

 

 CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK TWITTER

 

Tags:
, , , ,

 

 

Deixe seu comentário!

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.