OrganicsNet nas redes sociais:


 

Notícias

Leite Orgânico: Combatendo resíduos químicos, conquistando mercado

15/04/2014

leite

O Sistema de Inteligência Setorial do Sebrae (SIS) possui em seu portal um relatório auxiliar que visa orientar produtores e consumidores a respeito da contaminação do leite por agrotóxicos.

De acordo com o SIS os resíduos encontrados no leite podem ter origem tanto em medicamentos aplicados nos animais quanto em agrotóxicos utilizados em pastagens ou em culturas de grãos próximas. Pesquisas demonstram que aproximadamente 30% dos insumos químicos aplicados em plantações é difundido pelas regiões próximas de aplicação através dos ventos, pela água ou do próprio solo,  desta forma, a contaminação acontece em pessoas, plantações ou animais que estejam ao redor da localidade.

Entre os anos de 2003 e 2004 em uma análise de 210 amostras de leite  coletadas nos estados de  Minas Gerais,  São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná 11,4% possuíam  resíduos químicos em sua composição.

O diferencial e a garantia de ausência de contaminação neste alimento seria o aumento na produção do leite orgânico. Contendo os mesmos valores nutritivos que o leite tradicional,  o leite produzido e certificado neste modelo produtivo é vendido a preços mais atrativos devido a diminuição de gastos na produção.

leite 2

Deseja saber mais informações sobre o leite orgânico e como combater a contaminação deste alimento? Clique aqui e consulte ao relatório completo do Sistema de Inteligência Setorial do Sebrae !

LEIA MAIS

Leite Orgânico começa a ser comercializado em Uberaba

Pragas x Orgânicos: Vencendo a batalha de maneira saudável

CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK TWITTER

 

Tags:
, , , , , , , ,

 

 

Deixe seu comentário!

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.