OrganicsNet nas redes sociais:


 

Notícias

FIFA incentiva desenvolvimento da Agricultura Orgânica no Brasil

11/06/2014

brasil_copa

A Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) e a Secretaria do Meio Ambiente, por meio da Ação estadual São Paulo Orgânico, capacitou em um ano 231 técnicos que trabalham com Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) para atendimento a produtores rurais que tenham interesse em cultivar alimentos orgânicos.

A iniciativa veio atender a uma chamada da Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA), que solicitou aos Estados brasileiros sede da Copa do Mundo de futebol o desenvolvimento da agricultura orgânica a fim de disponibilizar os produtos para as delegações internacionais e aos turistas. De dezembro de 2012 a maio de 2014, a APTA já realizou 11 edições do Curso de Capacitação em Agricultura Orgânica e Sustentável para Técnicos da Extensão Rural.

 Os  pesquisadores da Agência já realizaram quatro edições do segundo módulo do curso, iniciado a partir da demanda dos próprios técnicos para contemplar áreas específicas, como hortícolas, frutas, cereais, cana-de-açúcar e café.

O segundo módulo está sendo realizado em cidades onde há produtores orgânicos dessas culturas, com o objetivo de proporcionar treinamentos práticos. “Este é o nosso legado da Copa do Mundo. Os técnicos de ATER que nunca tinham trabalhado com agricultura orgânica estão se capacitando, a partir da chamada da FIFA e da ação do Governo do Estado. Esse é um passo importante para aumentar a oferta de produtos orgânicos aos consumidores”, afirma Sebastião Wilson Tivelli, pesquisador da APTA, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

De acordo com Tivelli, ainda é cedo para estimar se houve aumento na produção de orgânicos por conta desses treinamentos, mas ele afirma que o Estado conseguiu se mobilizar para atender ao chamado da Copa do Mundo. “Exemplo disso é a rodada de negócios que a Secretaria de Agricultura e do Meio Ambiente promoveu na BioBrazil Fair 2014, colocando produtores de orgânicos e compradores para negociar. O Governo Federal também abriu licitação para fornecimento de produtos orgânicos para os voluntários da Copa”, afirma. O Estado de São Paulo recepciona 15 das 32 delegações que participam do mundial.

CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK TWITTER

 

Tags:
, , , ,

 

 

Deixe seu comentário!

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.