OrganicsNet nas redes sociais:


 

Saúde

Estudo comprova os benefícios do própolis orgânico

08/09/2014

                                      propolis

  O estudo foi finalizado recentemente pelo engenheiro agrônomo Severino Matias de Alencar, professor associado da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) e da Universidade de São Paulo (USP), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e confirmou as propriedades antioxidantes e antimicrobianas do própolis orgânico, certificado e produzido na Região Sul do Brasil.

 O professor contou com a colaboração do farmacêutico Pedro Luiz Rosalen, professor titular de farmacologia, anestesiologia e terapêutica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com a participação da doutoranda Ana Paula Tiveron (Esalq) e do pós-doutorando Bruno Bueno Silva (Instituto de Ciências Biomédicas, USP), ambos bolsistas da Fapesp, além do doutor Masaharu Ikegaki, da Universidade Federal de Alfenas (Unifal).

20140906151435368516oA equipe investigou 78 amostras coletadas em apiários no Norte de Santa Catarina e no Sul do Paraná. Dentre elas, foram identificadas sete variantes de própolis orgânico, com comprovada atividade antimicrobiana e antioxidante (em relação às bactérias Streptococcus mutans, Streptococcus sobrinus, Staphylococcus aureus, Streptococcus oralis e Pseudomonas aeruginosa).

 “No Brasil, o interesse pelo própolis ocorreu somente na década de 1980. Portanto, há ainda muito que se pesquisar, principalmente no que diz respeito à padronização e classificação do própolis. Não se pode deixar de considerar o enorme potencial dele como fornecedor de moléculas bioativas a serem testadas e com possibilidade de aplicação nas indústrias alimentícia e farmacêutica”, afirma Severino. Segundo ele, o grande desafio que os pesquisadores têm pela frente é descobrir qual tipo de própolis é melhor para qual atividade biológica, considerando que, no Brasil, existem vários.

 

Tags:
,

 

 

Deixe seu comentário!

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.