OrganicsNet nas redes sociais:


 

Notícias

Discursos durante o Congresso Mundial IFOAM trazem esperança

17/10/2014

ifoam O segundo dia do Congresso Mundial IFOAM começou com três palestras muito interessantes. Anna Lapé, escritora e membro da equipe do Small Planet Institute destacou em seu discurso a destruição que está sendo imposta ao mundo, além de dizer sobre as atividades do movimento orgânico e sustentabilidade. Anna afirmou também que, o que lhe dá esperança são um movimento orgânico que está cada vez mais ganhando espaço na esfera política, cujo objetivo é tornar o mundo um lugar melhor. “Cozinhe orgânico e não o planeta”. Lappé acredita em o poder positivo dos meios de comunicação e que a boa notícia do movimento orgânico está chegando mais e mais pessoas.

 O canadense Pat Mooney, vencedor do Prêmio Nobel Alternativo e co-fundador do ETC Group, declarou: “Temos de nos concentrar em contar histórias positivas e comunicar os sucessos do movimento orgânico. Mas então o que temos para tornar claro e tangível é o terrível desastre que a agricultura convencional e a indústria de alimentos estão causando.” Ele ressaltou também que a concentração no setor de sementes e pesticidas está aumentando: “Monsanto e Syngenta estão negociando sobre uma fusão. A indústria de agricultura convencional é ineficiente e enorme desperdício de dinheiro. Com grande urgência, o movimento orgânico deve exigir mais apoio de políticos em todas as partes do mundo, se quisermos ter um futuro.”

 ssssssA iniciativa de Will Allen, fazendeiro urbano e fundador da organização Growing Power, Estados Unidos, fomenta esperança. Seu livro “The Good Food Revolution” ajudou a criar o movimento jardinagem urbana. Em muitas imagens impressionantes, Allen mostrou os sucessos de Growing Power: “Estamos a caminho de um movimento para uma revolução.” Segundo ele isso não é surpreendente, já que a comida é uma das coisas mais importantes do mundo. Em 2010 e 2011, a revista Time e do Instituto Forbes colocou-o entre as 100 pessoas mais influentes do ano. Cerca de 30.000 visitantes vão durante todo o ano à sua fazenda em Milwaukie e, em oficinas locais em muitas cidades, eles aprendem sobre compostagem e métodos orgânicos de cultivo. “As pessoas são fascinadas”, diz Allen, explodindo de entusiasmo. Ele desenvolve pesquisas em colaboração com universidades, e também está gerando empregos para os desempregados alugando salas antigas e terra em todo o país e ao transformá-las em pequenas fazendas.

 

 

Fonte: Organic-Market Info

 

Tags:
,

 

 

Deixe seu comentário!

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.