OrganicsNet nas redes sociais:


 

Notícias

PNAE brasileiro foi apresentado no Congresso do IFOAM

23/10/2014

IFOAMM Angela Escosteguy, médica veterinária e presidente do Instituto do Bem-Estar, foi uma das representantes brasileiras no 18º Congresso da Federação Internacional dos Movimentos de Agricultura Orgânica (IFOAM), que encerrou no dia 15 de outubro de 2014 na Turquia. Esta foi a primeira vez que a IAHA – IFOAM Animal Husbandry Alliance, grupo que integra, participou do congresso, organizando dois eventos no tema de pecuária orgânica.

 “Apresentei no Congresso Mundial da IFOAM, O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). No Brasil poucos sabem, mas diariamente 47 milhões de crianças em escolas públicas recebem ao menos uma refeição por dia. O PNAE, desde 2009, instituiu que as compras governamentais de alimento para escolas públicas sejam pelo menos 30% provenientes de produtores familiares, priorizando os alimentos orgânicos, explicou Angela.

 angela_escosteguy001_gDessa forma, segundo Angela, foram resolvidos dois graves problemas: por um lado os pequenos produtores historicamente com dificuldades de vender seus produtos e, por outro lado, milhares de crianças precisando de alimento. “Isto significou na prática que 30% dos 1,5 bilhões de dólares anuais (segundo dados de 2013) destinados às compras para o abastecimento de escolas, foram destinados aos pequenos produtores de orgânicos, que, historicamente, sempre tiveram dificuldades de vender seus produtos e participar das licitações. E ainda universalizou o consumo de alimentos orgânicos, normalmente acessíveis somente à elite da população”.

  A Federação Internacional dos Movimentos de Agricultura Orgânica (IFOAM), é a maior e mais importante entidade mundial do movimento mundial do movimento da agricultura orgânica e sustentável. A cada três anos a IFOAM realiza um congresso mundial para discutir os rumos da segurança alimentar, das certificações e processos relacionados à agricultura familiar, como enfrentar as mudanças climáticas e intensificação ecológica.

Angela Escosteguy:

Fiscal Federal Agropecuário, Méd. Veterinária

Presidente do Instituto do Bem-Estar

Porto Alegre, RS, Brasil

E-mail: angela@ibembrasil.org

 

Fonte: EcoAgência

Leia Mais

 Discursos durante o Congresso Mundial IFOAM trazem esperança

Chás de conhecidas marcas contêm pesticidas, alerta IFOAM

 

 

Tags:
, ,

 

 

Deixe seu comentário!

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.