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Saúde

É possível diminuir o nível de agrotóxicos da alimentação

17/11/2014

                                                                                                               gráfico agrotóxico  

Segundo dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), um terço dos alimentos consumidos cotidianamente pelos brasileiros está contaminado por agrotóxicos. Para se proteger, os especialistas recomendam à população procurar feiras agroecológicas ou mesmo fazer pequenas hortas caseiras para consumir itens sem agrotóxicos. Mas caso você tenha dificuldades de adquirir certos produtos orgânicos e acabe optando pelo tradicional, acompanhe a seguir dicas sobre práticas que diminuem a quantidade de substâncias químicas nos alimentos:

 Lave legumes, verduras e frutas numa solução suave, composta por detergente e água pura ou com vinagre. Deixe-os de molho de 15 a 20 minutos e enxague-os cuidadosamente;

  Em alguns casos, frutas e legumes podem receber uma camada de cera para que não percam a umidade e murchem. Esta cera também contém substâncias fungicidas e bactericidas para evitar o aparecimento de fungos e bactérias, como por exemplo: maçãs, pimentões, berinjelas, grapefruits, melões, nectarinas, pêssegos, etc. Para eliminá-la, sempre que possível, descasque legumes e frutas. Você perderá algumas vitaminas contidas na casca, mas em compensação, terá uma alimentação mais segura;

 ➩ Procure usar sempre legumes, verduras e frutas da safra, pois possuirão menos defensivos e hormônios;

➩  Legumes muito grandes, produzidos convencionalmente, podem ser resultado de adubação e estimulantes artificiais;

➩ Dê preferência aos produtos nacionais, ao invés dos importados. Frutas e legumes produzidos localmente não requerem tantos pesticidas como aqueles que percorrem longas distâncias e são armazenados por longos períodos de tempo;

➩ Resíduos de pesticidas e outros produtos químicos tendem a se concentrar nos tecidos gordurosos dos animais. Diminuir seu consumo reduz a ingestão de agrotóxicos. Ao preparar qualquer vaca, carne, frango, porco, entre outros, procure retirar toda a gordura dele. Escolha laticínios com baixo teor de gordura, prefira leite desnatado e queijos magros;

➩ No Brasil, dentre os produtos agrícolas que mais recebem agrotóxicos, destacam-se o tomate, a batata inglesa, o pimentão, o morango, a abobrinha e o mamão papaia. No caso da produção de uva Rubi e Itália, em São Paulo, são feitas até 40 aplicações de produtos químicos, da brotação até a colheita;

➩ Os consumidores não devem parar de consumir frutas, legumes ou verduras; estas informações visam levar maior conhecimento do que ocorre na produção de hortigranjeira e dar-lhe uma visão mais crítica ao escolher o que vai à sua mesa. Lembre-se que o recomendável é optar sempre por produtos orgânicos, que não possuem qualquer tipo de substância química e trazem maiores benefícios à
saúde.

Fonte: Planeta Orgânico

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