OrganicsNet nas redes sociais:


 

Blessing Orgânicos

Saiba como obter o certificado de produtor orgânico

12/11/2014

100 O desenvolvimento do mercado de orgânicos está diretamente relacionado à confiança dos consumidores quanto à autenticidade dos produtos, a qual somente pode ser assegurada por meio de programas eficientes de certificação. Além disso, a certificação é importante para a manutenção de padrões éticos do movimento orgânico, devendo estar desvinculada de interesses econômicos.

A certificação consiste em um conjunto de regras e de procedimentos adotados por uma entidade certificadora auditora, que assegura por escrito que determinado produto, processo ou serviço obedece às normas e às práticas da produção orgânica. A certificação de produtos orgânicos é geralmente apresentada sob a forma de um selo afixado ou impresso no rótulo ou na embalagem do produto.

A certificação de produtos orgânicos exige uma série de cuidados, tais como: a desintoxicação do solo; o não uso de adubos químicos e agrotóxicos, a recomposição de matas ciliares; a preservação de espécies nativas e de mananciais; o respeito às normas sociais baseadas nos acordos internacionais do trabalho; e o envolvimento do produtor com projetos sociais e com a preservação do meio ambiente.

entrevista

Na entrevista, José Estefno Bassit explica, passo a passo, como obter o certificado de produtor orgânico. Com a certificação, o produtor garante a origem do produto e sua qualidade, levando-o a um nível diferenciado. Ao aplicar o selo correspondente no rótulo do produto, o produtor não apenas valoriza, mas protege seus alimentos de possíveis fraudes. Clique aqui e assista a entrevista completa.

Fonte: Canal Rural

 

Tags:
, , ,

 

 

Deixe seu comentário!

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.