OrganicsNet nas redes sociais:


 

Técnicas

Agrônomo ensina a preparar adubo orgânico com sobras de alimentos

04/12/2014

Foto: Mundo das Tribos

 O adubo orgânico é um composto rico em nutrientes que fortalecem a terra, fazendo com que a horta cresça de forma saudável e sem agrotóxicos. Todo resíduo orgânico pode ser utilizado no processo de fabricação do adubo orgânico: sementes, cascas e frutos, palhas, folhas que caem das árvores, gravetos e sementes em geral.

 Muitas vezes o adubo cheira mal, devido à falta de ar. Caso isso ocorra, deve-se revirar o adubo, trazendo a parte de baixo para cima, assim as bactérias responsáveis pela decomposição se proliferam e ativam o processo, eliminando o odor.

 No biodecompositor caseiro costuma-se utilizar borra de café (já coado), pois ele evita o cheiro desagradável durante o processo de decomposição. No final do processo o adubo orgânico pode ser condicionado em sacos plásticos e lacrado, para venda ou consumo próprio. Este adubo enriquece o solo das hortas, vasos em geral, nutrindo a planta, já que o adubo é rico em nutrientes que as plantas necessitam para um crescimento saudável.

  O agrônomo Marcos José de Abreu usa serragem para preparar o adubo com restos de alimentos consumidos em casa. Clique aqui e assista.

 

Tags:
,

 

 

Deixe seu comentário!

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.