OrganicsNet nas redes sociais:


 

Cursos

Inscrições abertas para cursos de Jardinagem e Paisagismo e Agricultura Orgânica

16/12/2014

codisma-logo  A Cooperativa Cultural Universitária da Paraíba (CODISMA) está com inscrições abertas para dois Cursos de Extensão, de Jardinagem e Paisagismo e Agricultura Orgânica. O primeiro curso será ministrado todas as sextas-feiras e sábados, das 08h às 09:30, e terá início no dia 07 de fevereiro com fim em 09 de maio. Já o curso de agricultura orgânica acontece nas sextas-feiras e sábados, das 09h30 às 11h. As aulas têm início em 07 de fevereiro e encerram no dia 04 de abril.

 As inscrições podem ser feitas na sede da Codisma, localizada no Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) ao lado do Restaurante Universitário. Para se inscrever é necessário pagar uma taxa de inscrição, além de levar CPF, RG e comprovante de residência. O programa do curso de Jardinagem e Paisagismo inclui noções de paisagismo, matéria orgânica e adubação, compostagem, estrutura das plantas, a rega, a poda, plantio, controle de pragas, hortas e jardins.

 O curso de agricultura orgânica será dividido em dois módulos que abrangem a matéria orgânica, a comercialização e certificação orgânica, proteção das plantas, manejo do solo, manejo da água e as hortas. O curso será ministrado pelos geógrafos Moisés Araujo Cardoso e Samir Gonçalves Fernandes da Costa. Somente receberá certificado o aluno que tiver frequentado 75% das aulas.

  De acordo com os professores, os cursos tem por objetivo qualificar e capacitar profissionais (autônomos e funcionários de empresas) e o público em geral a adquirir conhecimentos e técnicas de paisagismo e jardinagem e agricultura orgânica. Ao término, o aluno deverá produzir cenários criativos e agradáveis, além de aplicar técnicas de cultivo, manutenção de plantas e a adequação de espaços para a prática da atividade.

 O professor Moisés de Araujo Cardoso, graduado em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal da Paraíba, possui curso técnico subsequente (meio ambiente) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), experiências na área de geoprocessamento, geociências, meio ambiente com ênfase em geografia. Trabalha diretamente com experiência no tratamento de (resíduos sólidos), teve participação e contribuição na pesquisa: percepção ambiental, feita pela empresa de consultoria ambiental (prominer). Tem varias publicações de artigos nas áreas de resíduo sólido, análise de água, meio ambiente e participação em eventos nacionais e internacionais.

Samir Gonçalves Fernandes Costa – Bacharel e licenciado em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB, Tecnólogo em Radiologia pela Faculdade Santa Emília de Rodat – FASER. Desde 2011 atua como membro do Grupo de Pesquisa em Engenharia de Sedimentos (UFPB/DEGEOC/LEPAN). Atualmente desempenha atividades na área de geotecnologias (Sistemas de Informações Geográficas, Cartografia Digital e Sensoriamento Remoto, com ênfase em modelagem hidrológica, erosão dos solos e produção de sedimentos) e na área da Educação – aplicação e participação de projetos relacionados ao meio ambiente.

Mais informações sobre os cursos de extensão, os interessados podem adquirir através dos telefones: 3244-2161/ 9933-2246, e pelo e-mail: codismapb@gmail.com . 

Fonte: Portal Codisma

 

Tags:
, ,

 

 

Deixe seu comentário!

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.