OrganicsNet nas redes sociais:


 

Mercado

Demanda de leite orgânico supera a oferta nos EUA

19/01/2015

 MPBN-PinelandCalf-2014April-9463_0

 É uma questão básica da oferta e da demanda. “A produção de leite orgânico tem sido relativamente estável em termos da quantidade de leite que estão sendo produzidos, mas a demanda está obviamente crescendo”, diz Rick Kersbergen, que está com a University of Maine Cooperative Extension.

 Não há dúvida de que o leite orgânico tem sido um grande sucesso no mercado, mas, enquanto os consumidores migram para comprar o produto, há fazendas entrando de forma lenta no negócio.

  “Você não pode ser apenas um produtor de leite um dia, e no outro já ser produtor de leite orgânico”, diz Kersbergen. “O período de transição leva até três anos, dependendo da sua situação atual. São três anos para converter a terra para os padrões orgânicos, com mínimo de 12 meses criando gado em uma dieta totalmente orgânica. Isso significa que novos agricultores não podem passar a produzir organicamente de repente, e os efeitos do déficit de produtores estão sendo sentidos em todo o país.

 Atualmente, cerca de 20 por cento das explorações leiteiras do estado do Maine são orgânicas. E 57 ou mais fazendas orgânicas estão certamente fazendo a sua parte: a quantidade de leite orgânico produzido em 2014 subiu mais de um milhão de libras em relação ao ano anterior. Mas isso ainda é pouco.

 Enquanto isso, a maior demanda e menor oferta podem significar preços mais elevados, diz John Cleary, da cooperativa de laticínios Organic Valley, com sede em Wisconsin. “Os preços podem aumentar um pouco, mas há varejistas dizendo: ‘Nós não queremos ter uma escassez de produtos orgânicos, queremos encontrar esse leite no mercado”, diz Cleary. “E indicam que estão dispostos a pagar um pouco mais, se isso for trazer novos agricultores para esta indústria.”

 E o recrutamento de novos agricultores é o objetivo imediato da cooperativa, diz Cleary. “O preço pago aos agricultores orgânicos em 2015 aumentará consideravelmente, o que trará um pouco mais de oferta.” Mas Cleary diz que espera que a demanda continue forte.

Outro grande processador leite orgânico, Stonyfield, também está trabalhando para convocar agricultores. A empresa está financiando um novo programa de treinamento para iniciantes em orgânicos através da Neck Farm of Wolfe em Freeport. O programa de treinamento intensivo para o agricultor está previsto para começar neste verão, nos EUA.

 

 

 

 

 

Tags:
, , , , , ,

 

 

Deixe seu comentário!

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.