OrganicsNet nas redes sociais:


 

Notícias

Orgânicos: alternativa rentável de sustento

17/11/2015

                                                 Sem título 00

Há muito tempo a cultura do café conquistou o sul de Minas Gerais, e é o principal negócio da Cooperativa dos Agricultores Famliares de Poço Fundo, a Coopfam. As máquinas cuidam de limpar e classificar os grãos que os cafeicultores mandam já secos e sem casca. Alguns desses equipamentos foram financiados pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O investimento de R$ 300 mil feito pela Coopfam beneficia todos os cooperados.

– O café mudou o cenário econômico da região. E vendo a realidade de hoje, também, a gente vê que não pode ficar dependente só de uma cultura- afirma o presidente da Coopfam, Clemilson José Pereira.

Por isso, nem todos os 415 associados da cooperativa plantam café. Esse é o caso do Vicente de Paulo Silva, que produz mais de 50 espécies diferentes de hortaliças, sem uso de agrotóxicos- tudo orgânico. Além de atender a demanda do mercado, o que sai da lavoura também vai para a mesa da família.

– O importante é isso: você se alimentar daquilo que produz. A gente é o consumidor número um da produção que fazemos- diz Silva.

Hoje o mercado exige o selo de comprovação de orgânico para atestar a procedência e qualidade. Não basta somente um produtor falar que é, precisa de certificação. Sozinho, Vicente não conseguiria bancar esse custo. Então, trabalha em parceria com outros pequenos agricultores e a cooperativa.

Clique aqui e confira a matéria completa do Globo Rural

 

Tags:
, ,