OrganicsNet nas redes sociais:


 

Saúde

Descubra como os alimentos orgânicos podem ajudar na sua saúde

15/01/2016

terra viva

Na correria do dia a dia todo mundo precisa buscar uma alimentação mais saudável. Uma alternativa pode estar no consumo de produtos orgânicos, que ajudam o corpo a se manter distante de alimentos tóxicos. É o que afirma a nutricionista Regina Reis, que trabalha em parceria com a loja de produtos naturais For Every Body.

“Consumindo mais produtos orgânicos estamos prevenindo doenças futuras relacionadas a alimentação e sua toxidade. São mais nutritivos e saborosos, evitando outros problemas de desnutrição/deficiência de algum macro/micronutriente”, conta a especialista.

SE VOCÊ DESEJA ALTERAR SEUS HÁBITOS ALIMENTARES, FAÇA COM CALMA

De acordo com Regina, a transição para a alimentação com produtos orgânicos precisa ser feita aos poucos. “Qualquer mudança deve ser feita de maneira lenta/vagarosa, para que haja uma adaptação melhor, pois se não for lenta/vagarosa a pessoa não se adapta e desisti consumindo o produto uma vez ou outra”, explica a profissional.

Regina também aponta os motivos que levam os alimentos orgânicos a serem considerados mais saudáveis. “Porque não há nenhuma adição de produtos químicos, tóxicos para nós. Como por exemplo o uso do agrotóxicos em legumes, verduras, frutas…E por uso deles as características sensoriais, como sabor, cor e textura são alteradas não sendo natural e deixando uma durabilidade do alimento maior”, indica.

ALIMENTAÇÃO ORGÂNICA CONTA COM MAIOR CONCENTRAÇÃO DE NUTRIENTES

Segundo Regina, a principal diferença entre a alimentação convencional e os produtos orgânicos está na quantidade de nutrientes. “Comprovado por pesquisas os alimentos orgânicos têm maior teor de fitoquímicos, substâncias como isoflavona, sulforaceno e licopeno, foco da nutrição funcional. Essa quantidade maior de nutrientes é pelo fato dos produtos orgânicos conterem menos água do que os convencionais apresentando maior concentração dos nutrientes”, diz.

“Os alimentos convencionais acumulam resíduos na casca e grande parte também interna das verduras, legumes e frutas, tornando o alimento mais tóxico”, completa a nutricionista. Para quem busca se alimentar melhor, Regina Reis lista uma série de dicas que seguem abaixo:

– Procure consumir mais produtos in natura (natural) e se possível prepara-los em casas. Evite o máximo de produtos industrializados e processados (pré-prontos).

– Evite comer vísceras (fígado, língua, miúdos, bucho, coração…) eles contêm um teor alto de gordura e colesterol que fazem mal a nossa saúde.

– Comer de três em três horas alimentos saudáveis. Nos intervalos sugiro comer frutas, castanhas, nozes, iogurte ou até mesmo um copo de suco natural sem açúcar.

– Evite usar açúcar e adoçante

– Diminua o consumo de sal (principalmente o sal na mesa)

– Faça pelo menos 30 min. de atividade física por dia, nem que seja uma caminhada.

– Beba pelo menos 8 copos de água por dia.

– Todos os alimentos orgânicos recebem em sua embalagem um selo “orgânico” do Ministério da Agricultura. Esse selo garante ao consumidor que aquele produto foi fiscalizado por empresas certificadores que garantem a qualidade orgânica do produto.

por Gabriel von Borell

 

 

Tags:
, ,