OrganicsNet nas redes sociais:


 

Sítio do Moinho

Música clássica passa a regar a horta do Sítio do Moinho

20/04/2016
13973935218_6d3085f68e_k

Foto: Organicsnet

Nesse mundo vertiginoso, crescer ao som de música clássica em meio à riqueza bucólica da serra fluminense soa como um oásis para poucos. Pois há algum tempo a horta do Sítio do Moinho, em Itaipava (RJ), desfruta do privilégio. A ideia de regar as plantas com estímulos sonoros, inédita no mercado orgânico brasileiro, nasceu quando Dick Thompson, um dos sócios do Sítio, colheu casos do gênero no livro “The Secrets Life of Plants” (Schirmer/Mosel, 1972) dos autores Peter Tompkins e Christopher Bird. A publicação descreve experiências nas quais plantações respondem positivamente a música e até as emoções humanas. Segundo a publicação, tais estímulos mudaram a condutividade elétrica das folhas, o que, na prática, favoreceu o crescimento.

Dick Thompson. Foto: Organicsnet

Dick Thompson. Foto: Organicsnet

Decidido a encampar a simpática iniciativa, Dick convidou sua mulher, Ângela Thompson, com quem divide há mais de 20 anos a administração do Sítio, para montar o repertório formado, basicamente, por composições clássicas. Fiel à filosofia “da fazenda para mesa”, a novidade reforça o cuidado diário que eles têm com as verduras, frutas e legumes ali cultivados. Ângela observa que, fora as plantas, “o ambiente como um todo” será beneficiado: “Acredito que o sistema possa dar bons resultados na horta, mas os funcionários e clientes também vão poder apreciar uma boa música”.

Em busca de um repertório equilibrado, Ângela garimpou nos seus CDs temas ao mesmo tempo “leve e com bastante movimento”. O volume também foi cuidadosamente pensado, para reforçar a harmonia desejada, sem excessos. A facilidade de implantação ajudou a consumar o novo sistema: “Não foi preciso alterar nada nas estufas para implementar este novo sistema. A única diferença é que, agora, temos uma estufa com caixa de som e a outra, sem. Assim, vamos avaliar o efeito da música clássica sobre os vegetais”, explica Dick.

Quem quiser pode se juntar à apreciação da boa música. Bancos de madeira, em três pontos da estufa, foram dispostos aos visitantes. “Desta forma, eles podem interagir e se encantar também”, anima-se Ângela. As frutas, legumes e verduras regadas com música clássica abastecem as lojas do Sítio do Moinho no Leblon e na Barra da Tijuca, esta última que conta também com um restaurante orgânico.

6243078995_761c535cca_b

Foto: Organicsnet

Sobre o Sítio do Moinho
Localizado em Itaipava, na serra de Petrópolis (RJ), o Sítio do Moinho (sitiodomoinho.com) é um dos pioneiros no mercado orgânico brasileiro. Cultiva e distribui, desde 1989, verduras, legumes, ervas da horta, laticínios, carnes, grãos, cereais, conservas e sucos orgânicos. Também importa massas, molhos, farinha de trigo sem aditivos químicos, além de uma linha de grãos germinados. O núcleo ainda acolhe a primeira panificadora orgânica do país, a Molinho D’oro, com receitas exclusivas. Este repertório orgânico atende grande número de clientes interessados em uma alimentação saudável.

Sopa Cultural

 

Tags:
, ,