OrganicsNet nas redes sociais:


 

Notícias

Coordenadora do CI Orgânicos discute desafios da Ecogastronomia

08/06/2016

refgastronomia

A diretora da Sociedade Nacional de Agricultura e coordenadora do CI Orgânicos, Sylvia Wachsner, participou nessa segunda-feira (6) do Programa Rio em Foco. Ao lado de Roberto Mattar, fiscal agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), os especialistas discutiram as dificuldades ainda enfrentadas pelo setor, apesar das altas cifras nos últimos anos.

Para assistir o programa na íntegra, clique aqui.

A Ecogastronomia, movimento que defende o uso de ingredientes frescos e sem agrotóxicos ou conservantes químicos, valorizando sabores locais e a consciência ambiental já movimentou em 2016 no Brasil R$ 2,6 bilhões. Mas, os convidados do programa comentaram sobre os obstáculos encontrados: “ Para quem quer produzir orgânicos, o desafio é desde o princípio, já que é difícil encontrar o material genético necessário. O mercado é todo voltado ainda para a agricultura tradicional “,  explica Mattar. Já Sylvia, destaca as questões de logística: “Continua sendo muito caro transportar esses alimentos, com pedágio e 1 hora de trajeto para chegar as cidades.”

Um dos maiores entraves deste mercado ainda é a desconfiança dos consumidores. Em matérias veiculadas recentemente, produtos com agrotóxicos foram flagrados sendo vendidos como orgânicos. Mattar explicou quais certificados o consumidor deve exigir e fez um apelo: “ Estamos de olho, mas precisamos que o consumidor denuncie e faça este trabalho conosco”, enfatizou.

O Programa Rio em Foco vai ao ar nas segundas, às 22h, na TV Alerj (Canal 12 da Net) e tem reprises no sábado (11/06) às 17h e domingo (12/06) às 20h.

Leia mais:

Saiba o que é analisado para certificação da produção orgânica
Coordenadora do CI Orgânicos ressalta importância sobre campanha do selo orgânico

 

Tags:
, , , , ,