OrganicsNet nas redes sociais:


 

Notícias

Desafios da indústria de alimentos sustentáveis são debatidos no Sustainable Food Summit

21/07/2016

Sem título

Imagem: Sustainable Foods Summit

No mês de junho, o fórum da Sustainable Food Summit reuniu suas cúpulas latina e européia em São Paulo e Amsterdã, respectivamente. Cada um deles congregou cerca de 120 executivos seniores envolvidos em sustentabilidade na indústria de alimentos. Organizada pelo Organic Monitor. A Sustainable Food Summit é um espaço para explorar novos horizontes da sustentabilidade na indústria de alimentos, discutindo suas questões-chave em um fórum de alto nível.

O principal resultado do fórum é a reflexão de que não há soluções simples para muitos dos desafios enfrentados pela indústria de alimentos hoje. Como afirma por Amarjit Sahota, Presidente do Monitor e organizador da Cúpula Foods Sustentável Orgânico: “Com a crescente complexidade da sustentabilidade, não há bala de prata para resolver muitos destes problemas.”

Os debates foram atravessados pelo temas: dos rótulos ecológicos e sistemas de certificação; da rastreabilidade da produção global de alimentos sustentáveis; da questão da mudança climática; Além do combate ao desperdício de alimentos. O OrganicsNet atua como parceiro na comunicação na América do Sul. Trazemos abaixo alguns dos desdobramentos das questões que debatidas.

Com relação aos rótulos ecológicos na indústria de alimentos. Há uma preocupação com a proliferação do modelo de embalagem que carrega consigo atributos éticos, ambientais ou de sustentabilidade. Foram apresentados na europa detalhes de novos formatos, como Sustainable Rice Platform, Global Salmon Initiative e Danube Soya.

Luis Fernando Guedes Pinto, da Imaflora, deu uma visão geral dos sistemas de rastreabilidade na edição latino-americana. Vasco Picchi, diretor da Safe Trace, falou de sua importância para garantir as origens de produtos duvidosos. Picchi colocou também a aplicação que a Safe Trace está fazendo desse método em redes varejistas para garantir a procedência da carne vendida.

Foi posto em pauta o papel da agricultura sustentável para minimização das mudanças climática. De acordo com Monique Grooten, da WWF, a produção de alimentos é quem mais utiliza produtos químicos e também o principal poluidor. Ela conclamou um “sistema operacional seguro” para que a indústria de alimentos possa alimentar mais de 2 bilhões de bocas enquanto evita a degradação ambiental. André Villaça Ramalho, do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável, disse que o Brasil pretende cumprir as resoluções da COP21. Através do programa de agricultura de baixa emissão de carbono o objetivo é minimizar seus danos. Existem ainda planos para restaurar 15 milhões de hectares de pastagens degradadas e aumentar 5 milhões de hectares de terras cultiváveis sistemas-pecuária-silvicultura integradas até 2030.

A FAO (Organização das Nações Unidas) fez uma atualização global sobre o desperdício de alimentos. Segundo Robert Van Otterdijk, representante da FAO, no Brasil, a maior parte das perdas está ocorrendo na cadeia de abastecimento, enquanto que, na Europa e América do Norte o maior índice de desperdício é por parte do consumidor. Foram dados exemplos de iniciativas na América Latina para melhorar a lógica de armazenamento, distribuição e logística. Tobias Grasso, da Sealed Air, destacou o poder da embalagem para estender a vida dos alimentos em prateleira e, assim, reduzir o desperdício.

Na busca de apontar caminhos para enfrentar esses desafios Willem Sodderland, da Seamore, trouxe para o debate a importância da criatividade na comercialização de alimentos sustentáveis. A Seamore vem desenvolvendo um novo leque de produtos de massa a base de alga. Além de inovadora a proposta resolve o crescente problema da escassez de terras agrícolas.

Confira todos os resultados da reunião no documento que embasou esse texto em: Resoluções do Sustainable Food Summit – Junho de 2016

Para saber mais:

Sustainable Foods Summit em São Paulo – OrganicsNet

Rastreabilidade de alimentos é foco da Sustainable Foods Summit – OrganicsNet

Rótulos ecológicos e sustentabilidade são foco da Sustainable Foods Summit

 

Tags:
, , , ,