OrganicsNet nas redes sociais:


 

Acontece. Coopernatural

Coopernatural participa das Olimpíadas Rio 2016

09/08/2016

10842220_932613490090264_6176287043663932977_o
imagem: Coopernatural

A Feira dos Povos e Comunidades Tradicionais e Produtos da Sociobiodiversidade vai acontecer ao longo dos próximos dias 17, 18, 19, 20 e 21 de agosto no Pier Mauá e no Jardim Botânico. A feira é parte da programação dos Jogos Olímpicos 2016 e tem como objetivo valorizar e divulgar a sociobiodiversidade brasileira e seus produtos.

A Feira tem amplo potencial para divulgação e oportunidades de negócios para os empreendimentos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Agricultores Familiares – PCTAFs. A cooperativa gaúcha de agricultores familiares, Coopernatural, estará presente. Junto com outros 24 empreendimentos e redes de empreendimentos dos Biomas Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa, Pantanal, Costeiro e Marinho e de artesanato. Divulgando os Biomas Brasileiros e as cadeias de produtos da sociobiodiversidade.

A iniciativa constitui o projeto de ação da empresa em função das diretrizes do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PLANAPO). O planejamento do Governo Federal tem o intuito de promover o reconhecimento dos povos e comunidades tradicionais e divulgar os produtos da sociobiodiversidade e consequentemente gerar benefícios sociais e ambientais associados.

A estratégia prioritária é a promoção da sociobiodiversidade do país. Sensibilizar o público, nacional e internacional, para a necessidade de garantias de continuidade dos modos de vida dos povos e comunidades tradicionais. Além disso, é uma oportunidade para demonstrar como os produtos da sociobiodiversidade ajudam tanto na geração de renda como na conservação destes segmentos sociais e dos recursos naturais.

A seleção dos expositores foi feita com base em chamada pública aberta no último mês. Para participar os empreendimentos devem atender pelo menos algum dos critérios de identificação. Estes variam com relação a territorialidade, a proveniência indígena ou quilombola, a certificação de Produto Orgânico do Brasil, o cadastro em programas do governo como o PAA, o Sipaf, o Comércio Justo e o Cadastro Único para Programas Sociais, entre outros.

Fonte: Conselho Nacional dos Povos e Comunidades Tradicionais – CNPCT

Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário

 

Para saber mais sobre a participação dos parceiros da OrganicsNet nas Olimpíadas:

Agricultura familiar no cardápio olímpico – OrganicsNet
Mato Grosso estará nas Olimpíadas 2016 com produtos do extrativismo da Castanha do Brasil – OrganicsNet
Olimpíadas terão praças para produtos da agricultura familiar – OrganicsNet

 

Tags:
, , ,