OrganicsNet nas redes sociais:


 

Mãe terra

Democratizar os orgânicos: Mãe Terra

05/12/2016
foto: OrganicsNet

foto: OrganicsNet

Alexandre Borges, diretor executivo da Mãe Terra, há nove anos, aposta num mercado de alimentos saudáveis. O seu objetivo, disse, é “democratizar os orgânicos”, mas existem barreiras a serem superadas.

Ele acredita que o primeiro grande desafio seja a ressignificação dos alimentos integrais e orgânicos. No senso comum, os produtos de alimentação saudável estão relacionados com dietas proibitivas, restrições, e não ao sabor e ao prazer.

Existia um preconceito contra o produto saudável. Ele era feio, ruim. O primeiro desafio é tornar algo ligado à privação em uma coisa bacana, descolada – afirmou Borges, durante sua apresentação no Wired Festival Brasil.

O preço é outro problema. Por não ter a escala da grande indústria, muitas vezes os produtos orgânicos não conseguem alcançar um preço competitivo. Segundo Borges, a solução encontrada na Mãe Terra foi iniciar os projetos de desenvolvimento de produtos pelo preço final na gôndola. Se ele for muito elevado, o produto fica no papel.

Outra solução encontrada foi verticalizar a produção. Na compra de farinha de trigo, por exemplo, é impossível concorrer no preço com as grandes indústrias. Por isso, a empresa decidiu investir na produção própria de farinha. Além disso, foi preciso construir uma cadeia de fornecedores.

-Hoje, nós somos os maiores compradores de produtos orgânicos do país – disse Borges. – Nós contratamos agrônomos e fomos para o campo desenvolver os fornecedores, oferecendo apoio e contratos de longo prazo. É preciso fazer um planejamento com eles.

Fonte: O globo, Extra:
Leia a noticia completa: http://oglobo.globo.com/oglobo-20579229#ixzz4RsaWozuN

 

Tags:
, , , ,