OrganicsNet nas redes sociais:


 

Login Cadastre-se!

Notícias

Produção orgânica cresce em Saquarema, Região dos Lagos do Rio de Janeiro

18/01/2017
Clineo Goncalves da Silva exibe parte da colheita de banana produzida no sistema agroflorestal em Saquarema / Foto: Andreia Constâncio

Clineo Gonçalves da Silva exibe parte da colheita de banana produzida no sistema agroflorestal em Saquarema / Foto: Andreia Constâncio

Com o objetivo de incentivar a sustentabilidade na produção rural fluminense, o Rio Rural, programa executado pela Superintendência de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria de Agricultura e Pecuária do Estado do Rio de Janeiro (SEAPEC), aposta na assistência técnica e em incentivos financeiros para apoiar os agricultores. A produção orgânica é uma das práticas incentivadas pelo programa e tem apresentado bons resultados em todo o estado.

Em Saquarema, Região dos Lagos, a produção de orgânicos vem crescendo e conquistando cada vez mais os agricultores. Para conseguir a certificação orgânica, eles contam com o auxílio dos técnicos da Emater-Rio e de consultores da Abio (Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro). O trabalho ganhou força há cerca de dois anos, com o incentivo do Programa Rio Rural, mas segundo os próprios técnicos, já vem sendo realizado há quase 14 anos.

No final do ano passado, mais um grupo obteve a certificação orgânica, que garante a origem da produção, além de criar novas oportunidades de venda. Com a certificação é possível, por exemplo, participar de editais públicos de programas de aquisição de alimentos, como o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar).

“Oito produtores foram certificados e mais quatro estão em processo de certificação. Realizamos reuniões com os grupos, junto com a equipe da Abio, explicando que todos precisam fazer parte do Sistema Participativo de Garantia (SPG), que auxilia a fiscalização da produção entre os próprios agricultores e a troca de informações entre eles.”

Hélio Martins dos Santos – Extensionista da Emater-Rio.

Alguns agricultores do município estão investindo na produção orgânica junto com o sistema agroflorestal (SAF), que concilia o cultivo de diversos alimentos no mesmo espaço com o plantio de árvores. É o caso do produtor rural Marcelo Furtado e da sua esposa Fernanda, da microbacia Bonsucesso, que apostaram na produção orgânica, conciliando diversos cultivos com árvores do sítio.

O agricultor, que junto com a esposa começou a produzir doces com as frutas cultivadas no sítio, explica como o trabalho deles tem sido feito. “Plantamos vários tipos de frutas no sistema de agrofloresta. Fizemos questão de conquistar a certificação. Temos consciência ambiental, mas o selo garante ao consumidor que ele está adquirindo um alimento realmente orgânico, fiscalizado pelos técnicos da Emater e da Abio. Dessa forma, conquistamos a confiança dos compradores nas feiras que participamos. Eles sabem que vão consumir alimentos saudáveis”.

O estado do Rio de Janeiro é o pioneiro na comercialização de orgânicos cultivados pela agricultura familiar. A primeira feira de alimentos produzidos de forma sustentável no país surgiu há 30 anos em Nova Friburgo, Região Serrana Fluminense.

A Secretaria Estadual de Agricultura estimula o consumo desses produtos, incentivando a sua produção e as práticas agroecológicas com o auxílio técnico e recursos do Rio Rural. A certificação de orgânicos em todo o estado é feita pela Abio, Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro.

Importante: Todos os produtores que comercializam orgânicos nas feiras devem deixar expostos seus certificados, para que os consumidores tenham a garantia de que os alimentos foram realmente produzidos seguindo as normas da agricultura orgânica.

Fonte: Secretaria de Estado de Agricultura do Rio de Janeiro

Veja outras matérias similares: 

Produção orgânica mais que dobra em três anos no Brasil

Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) assina contrato com pequenos produtores de orgânicos

Embrapa terá financiamento de R$ 30 milhões do BNDES para apoiar agricultura familiar

 

Tags:
, , ,