OrganicsNet nas redes sociais:


 

Login Cadastre-se!

Notícias

Do Brasil para a Alemanha: agricultura familiar brasileira presente na Biofach 2017

14/02/2017
Participação brasileira na Biofach 2016. Foto: Sylvia Wachsner

Participação brasileira na Biofach 2016. Foto: Sylvia Wachsner

Na próxima quarta-feira (15), a agricultura familiar brasileira marcará presença na maior feira de alimentos orgânicos e produção sustentável do mundo, a Biofach. Na segunda (13), parte da comitiva da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), que participará da feira, foi recebida por Franz Baumer e Harold Gephardt, representantes da Secretaria de Nutrição, Agricultura e Floresta, na cidade de Neumarkt. A comitiva fará ainda outras visitas técnicas em fazendas e empresas da região. A organização da missão comercial é uma iniciativa da Sead em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e tem como objetivo a ampliação do acesso dos agricultores familiares a mercados e a realização de negócios.

No evento, estarão presentes representantes de vários países. Do Brasil, serão seis produtores rurais que levarão mel, grãos, manteiga de cacau, café, arroz, cachaça e castanha do Brasil para Nuremberg, cidade ao norte do estado da Baviera, por intermédio da Sead.

De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a área de produção orgânica no Brasil já ultrapassou 750 mil hectares registrados e isso se deve, principalmente, à agricultura familiar. Cerca de 70% dos produtores cadastrados no Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos (CNPO) são agricultores familiares.

O proprietário da Weber Haus, Evandro Weber, já tem mercado internacional para a sua cachaça. Do interior do Rio Grande do Sul, sua cachaçaria já faz negócio com 16 países e exporta cerca de 30% da produção. Uma das principais oportunidades para exportação surgiu justamente através da participação em feiras internacionais, com o incentivo da Sead.

“Na feira, a gente fica frente a frente com o cliente tendo a chance de negociar e fazer parcerias mais fortes. O contato pessoal é sempre mais fácil do que um e-mail, que é muito frio.”

Evandro Weber – Proprietário da Weber Haus

Heloísa Fontes, analista de políticas sociais da Sead, fala sobre a importância da agricultura familiar para as exportações. “Se a gente pesquisar no histórico de exportações agrícolas, 28% tem participação da agricultura familiar. Esse dado já revela que é necessário um olhar para o setor no que diz respeito à exportação”, afirma. Segundo Heloísa, os produtos brasileiros são de boa qualidade e têm uma boa aceitação no mercado internacional. “Muitas cooperativas já exportam e outras querem e podem exportar, só não têm ainda os mecanismos precisos para isto. E facilitar o acesso a estes mecanismos é nossa função”, diz. Ela ressalta ainda que a capacitação para a Biofach contou com parceiros como a Apex-Brasil, Sebrae e o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

O produtor de arroz Luiz Fernando Bendo, da cooperativa Coopersulca, localizada no extremo sul de Santa Catarina, vai participar pela primeira vez da Biofach. “A expectativa é muito grande. Estou confiante que o evento vai abrir novos caminhos”.

“Essa área vai ganhar bastante destaque daqui pra frente. Existe uma percepção da Secretaria que é uma área importante, não só a comercial, mas também aquela área que negocia proteção, juros e taxação para os produtos da agricultura familiar”.

Hur Ben Corrêa da Silva – Coordenador Geral de Assuntos da Agricultura Familiar e Cooperação Internacional da Sead

Sobre a feira

Considerada a maior e mais importante feira de orgânicos do mundo, a Biofach acontece uma vez por ano. Esse ano, o evento acontece de 15 a 18 de fevereiro, em Nuremberg, na Alemanha.

A feira será uma vitrine da agricultura familiar do Brasil para o mundo. Os expositores poderão mostrar os produtos, as formas de gestão e as histórias das cooperativas. Além de técnicos da Sead, a delegação também vai contar com a Câmara Interministerial de Agroecologia e Produção Orgânica (Ciapo) e do Sebrae.

Esta é a 28ª edição da Biofach.

Acompanhe todas as notícias sobre o evento neste link.

Fonte: MDA – Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário

 

Tags:
, , ,