OrganicsNet nas redes sociais:


 

Login Cadastre-se!

Cursos

Oficina para elaboração e uso de preparados biodinâmicos no RS

16/03/2017
Foto: Camila Domingues/Especial/Agência RBS

Foto: Camila Domingues/Especial/Agência RBS

Modelo agrícola de produção que relaciona fases da lua e signos do zodíaco, a agricultura biodinâmica, assim como a agricultura orgânica, não utiliza adubos químicos, venenos herbicidas, sementes transgênicas, antibióticos ou hormônios.

Os preparados biodinâmicos foram desenvolvidos por Rudolf Steiner, com base na Antroposofia, forma de conhecimento que aborda o ser humano em diversos níveis, como o físico, o vital, o espiritual, e mostra a relação entre eles.

Na agricultura biodinâmica, espécies de adubos naturais elaborados a partir de plantas medicinais, esterco e silício são preparados e enterrados no solo para serem submetidos às influências da Terra. Eles podem ser divididos em dois grupos: os que são pulverizados no solo e nas plantas e os que são inoculados em composto ou em outras formas de adubos orgânicos como biofertilizantes e chorumes. Os preparados são numerados de 500 a 508, como uma forma de facilitar a comunicação internacional.

Segundo a Associação Biodinâmica:
Os preparados podem ser considerados como remédios homeopáticos no que diz respeito às substâncias naturais utilizadas, aos processos de dinamização e a atuação através de forças e não de substâncias e por serem utilizados em quantidades mínimas. Entretanto, eles não se prendem a teoria ou a prática da homeopatia médica. Eles são elaborados a partir de plantas medicinais, esterco e silício (quartzo), que são envoltos em órgãos animais, enterrados no solo e submetidos às influências da Terra e de seus ritmos anuais.

Oficina

E para auxiliar os adeptos desse tipo de cultivo, uma oficina para elaboração e uso de preparados biodinâmicos será oferecida no dia 6 de maio em Porto Alegre e no dia 7 na granja Maxgo Jersey, em Tapes (RS).

As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de abril e a taxa, que inclui o curso e lanches, é de R$ 170. Ex-alunos do IBEM têm direito a 10% de desconto.

Mais informações através do e-mail ibembrasil.org@gmail.com ou no telefone (51) 3273-2360.

oficina-preparados-biodinamicos

Saiba mais sobre agricultura biodinâmica clicando aqui.

Veja outras matérias similares:

Nova geração dá continuidade à produção biodinâmica

Embrapa confirma a importância da biodinâmica para a agricultura e o meio ambiente

Agricultura biodinâmica: método agrícola de produção relaciona fases da lua e signos do zodíaco

 

 

Tags:
, , ,