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Mercado

Em São Paulo, supermercado comercializa apenas produtos orgânicos

30/05/2017
Foto: Reprodução / Instagram (@solliorganicos)

Foto: Reprodução / Instagram (@solliorganicos)

Localizado no bairro de Pinheiros, zona oeste da capital paulista, o Solli é o resultado de uma parceria entre os irmãos Rodrigo (26) e Thiago Fayrdin (28). No supermercado não entram produtos sem a especificação orgânica. E essa exigência não se restringe à apenas itens FLV (frutas, legumes e verduras). Lá tudo é orgânico, desde a ração animal até os produtos de limpeza.

Após perceberem que suas escolhas profissionais não os fariam realizados, os irmãos decidiram investir em um negócio com uma proposta diferenciada.

“Cursei administração de empresas e, depois de formado, trabalhei na parte administrativa em um frigorífico. Eu gostava de trabalhar com alimentos, mas o que fazia não era aquilo que queria atuar. Conheci algumas pessoas, fiz cursos e, em maio de 2016, decidi que era com o segmento orgânico que queria trabalhar”, afirma Rodrigo.

Thiago, o irmão mais velho, buscava uma oportunidade na publicidade, sua área de formação. “Nesse tempo, eu estava com a minha carreira de publicitário. Trabalhei em algumas agências em São Paulo e nunca me encontrei na profissão. Só que como eu tinha feito a faculdade e os cursos, decidi dar uma última chance para a área e fui trabalhar fora do Brasil, com a esperança de ver o mercado um pouco diferente do que eu vi aqui e fui para a Escandinávia”, conta ele.

A ideia

“Não existia um supermercado onde você pegasse um carrinho e fizesse a compra do mês completamente orgânica. Isso geralmente é encontrado em feiras específicas, mas com produtos com preços bem mais altos que os itens convencionais”, aponta Rodrigo.

Através de pesquisas e estudos, eles identificaram que o tema da saudabilidade estava em alta e que, em consequência disso, o setor de orgânicos vinha crescendo, tanto em produção quanto em venda.

Os irmãos não tinham qualquer experiência com o varejo e não vieram de uma família ligada ao setor, mas ainda assim, decidiram apostar as fichas em um supermercado 100% orgânico. A partir de algumas economias e com um investimento inicial próprio, eles deram início ao negócio.

Com o objetivo de identificar os fornecedores com os quais iriam trabalhar, os irmãos Fayrdin começaram a frequentar feiras de negócios de vários portes e, nos eventos menores, surgiam as oportunidades de falar diretamente com os produtores.

Para fornecer para o Solli o produtor precisa ter, além do certificado do Ministério da Agricultura, o documento de uma certificadora independente, atestando a procedência orgânica do produto. “A certificadora independente faz testes no solo, nas amostras de produção, é um trabalho rígido”, afirma Rodrigo.

Foto: Reprodução / Instagram (@solliorganicos)

Foto: Reprodução / Instagram (@solliorganicos)

Após estudos, pesquisas e envolvimento de profissionais da área, a loja abriu as suas portas em fevereiro deste ano em um espaço de, aproximadamente, 120 metros quadrados. O local oferece itens de todas as seções que, geralmente, são encontradas em um supermercado.

“A nossa ideia foi reunir na loja tudo o que as pessoas precisam, sem ter a necessidade de se deslocar a um supermercado convencional para finalizar as compras. Então, pensamos em colocar no sortimento o máximo de produtos dentro do grupo dos orgânicos. Decidimos incluir toda a mercearia seca, os FLV, os laticínios e também selecionamos os produtos de limpeza (que possuem a certificação de insumos naturais) e a ração animal”, explica Rodrigo.

Como o público da loja é formado tanto pelos shoppers adeptos desse setor, como também por pessoas que estão começando a conhecer esse tipo de produto, a loja pretende levar conhecimento a esses clientes que nunca haviam consumido orgânico, com o objetivo de conscientizá-los sobre aquilo que eles consomem.

A loja conta com um mezanino onde está localizado um café e que, em breve, também será usado como um espaço para a difusão de conhecimento sobre produtos orgânicos. Segundo Thiago, o local “será uma plataforma de encontros”, onde serão organizadas palestras e oficinas sobre saúde, ecologia e consumo consciente. “Queremos, inclusive, levar as pessoas para conhecerem os produtores orgânicos”, completa.

“No curto prazo, queremos ser vistos como uma ferramenta de disseminação de conhecimento do meio orgânico; no médio prazo, uma referência no mercado do varejo orgânico; e, no longo prazo, queremos expandir e chegar a ter uma loja em cada bairro que tenha potencial de nos abraçar e aumentar o nosso negócio”, finaliza Rodrigo.

Serviço

Endereço: Av. Pedroso de Morais, 816 – São Paulo

Horário de funcionamento: Segunda à Sexta: 9h30 – 20h / Sábados: 9:30 – 16h

Instagram: https://www.instagram.com/solliorganicos/

Facebook: https://www.facebook.com/solliorganicos/

Fonte: Revista Super Varejo

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